PSI em baixa com NOS a cair 3,24% e BCP a subir 4,12%
A bolsa de Lisboa negociava em baixa, com 12 títulos do PSI a caírem, liderados pelos da NOS, que baixavam 3,24% para 3,28 euros, e com o BCP a ganhar 4,12% para 0,48 euros.
Cerca das 09:15 em Lisboa, o PSI mantinha a tendência da abertura e baixava 0,09% para 6.395,39 pontos, com 12 ‘papéis’ a cair, dois a subir e um a manter a cotação (Ibersol em 7,60 euros).
Além do BCP, os outros títulos que subiam eram os da Mota-Engil – 1,61% para 2,78 euros-, depois de na terça-feira a Infraestruturas de Portugal (IP) ter anunciado que o consórcio Lusolav II, que integra o grupo, foi o único com uma proposta válida para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Oiã e Soure, da ligação Porto – Lisboa.
As ações da Galp estavam a cair 0,68% para 16,02 euros, depois do presidente executivo, Filipe Silva, ter apresentado a demissão por motivos familiares.
As principais bolsas europeias negociavam hoje em alta, apesar da tendência negativa registada em grande parte da Ásia e em Wall Street.
Hoje, nos EUA serão publicados os números da criação de emprego privado ADP de dezembro, os novos pedidos semanais de subsídio de desemprego e as atas da reunião de dezembro da Reserva Federal dos EUA (Fed).
Wall Street fechou na terça-feira em terreno negativo, depois de o setor tecnológico ter registado ganhos assinaláveis na véspera e perante o aumento das taxas de juro da dívida.
Analistas citados pela Efe explicam que o sentimento dos investidores foi influenciado negativamente pelos dados do Instituto de Gestão da Oferta (ISN), que revelaram um crescimento mais rápido do que o esperado no setor dos serviços dos EUA.
Este sinal de força na economia fez com que alguns analistas questionassem se a inflação continuará a cair e se a Fed conseguirá reduzir ainda mais as taxas este ano.
Neste contexto, o rendimento das obrigações americanas a 10 anos atingiu 4,68% no fecho das negociações de terça-feira e mantinha-se hoje em 4,682%.
Na Ásia, Tóquio também terminou em território negativo, com uma descida de 0,26%, enquanto a Bolsa de Xangai fechou quase estável, com uma subida mínima de 0,02%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,86%.
O barril de petróleo Brent para entrega em março está a subir, a cotar-se a 77,58 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 77,05 dólares na terça-feira.
O euro abriu em baixa, a cotar-se a 1,0335 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,0367 dólares na terça-feira e 1,0265 dólares em 02 de janeiro, um mínimo desde 21 de novembro de 2022.
A desvalorização do euro face ao dólar tem sido impulsionada pelo regresso de Donald Trump à Casa Branca, que prevê políticas suscetíveis de aumentar a inflação nos Estados Unidos.