Reino Unido introduz Autorização Eletrónica de Viagem (ETA) obrigatória para viajantes de 48 países. Veja a lista e saiba como pedir este visto

A partir de 8 de janeiro de 2025, o Reino Unido implementará o sistema de Autorização Eletrónica de Viagem (ETA), um requisito obrigatório para cidadãos de 48 países que anteriormente não precisavam de visto para entrar no país. Este novo sistema digital visa reforçar o controlo de segurança e pré-aprovar os viajantes antes da sua chegada, introduzindo uma etapa adicional no planeamento de viagens.

Quem pode candidatar-se à eta?

O sistema ETA será implementado de forma faseada. Abaixo estão as informações sobre as nacionalidades que podem candidatar-se e as datas em que as novas regras entram em vigor:

Candidaturas disponíveis agora

Atualmente, as seguintes nacionalidades podem candidatar-se a uma ETA para viajar ao Reino Unido:

  • Bahrein
  • Kuwait
  • Omã
  • Qatar
  • Arábia Saudita
  • Emirados Árabes Unidos

Para viagens a partir de 8 de janeiro de 2025

Cidadãos das nacionalidades listadas abaixo, incluindo territórios associados, podem candidatar-se agora à ETA para viagens ao Reino Unido a partir de 8 de janeiro de 2025. Para viagens até 7 de janeiro de 2025, não será necessário obter uma ETA.

  • Américas:
    Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Granada, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Uruguai
  • Ásia e Pacífico:
    Austrália, Brunei, Hong Kong (incluindo nacionais britânicos no estrangeiro), Israel, Japão, Malásia, Maldivas, Micronésia, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan (passaporte com número do cartão de identificação emitido pelas autoridades de Taiwan), Tonga, Samoa, Ilhas Marshall, Tuvalu
  • África e Oceânia:
    Botsuana, Maurícia, Seychelles, Ilhas Salomão, Nauru
  • Regiões Especiais:
    Macau (Região Administrativa Especial da China)

Para viagens a partir de 2 de abril de 2025

As seguintes nacionalidades poderão candidatar-se à ETA a partir de 5 de março de 2025 para viagens ao Reino Unido a partir de 2 de abril de 2025:

  • Europa:
    Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chequia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, San Marino, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Vaticano

Como funciona o processo?

Os viajantes podem candidatar-se à ETA através do site oficial do governo britânico ou pela aplicação móvel, disponível para dispositivos iOS e Android. O custo é de £10 (cerca de 12,50 dólares) e a aprovação costuma demorar até três dias.

A autorização é válida por dois anos e permite múltiplas entradas no país, sendo vinculada ao passaporte do requerente. No entanto, mesmo passageiros em trânsito precisarão da ETA para escalas em aeroportos britânicos.