Último fim de semana do ano vai trazer frio e nevoeiros intensos: saiba o que vão dizer os termómetros nas principais cidades portuguesas

O IPMA indicou que, esta sexta-feira, deve contar com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no nordeste transmontano e Beira Alta até ao início da tarde e para o fim do dia e no litoral oeste da região Sul até ao início da manhã”, assim como “vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) na costa sul do Algarve e sendo por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas da região Sul, em especial nas serras algarvias”. De acordo com os meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, espere também com “neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano e Beira Alta onde poderá persistir em alguns locais”.

Já para este sábado, “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no nordeste transmontano e na Beira Alta até ao início da tarde e o final do dia”. Espere ainda “vento em geral fraco de leste/nordeste, soprando temporariamente moderado (até 30 km/h) no Algarve até ao meio da manhã”, assim como “neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde poderá ser gelado e persistir em alguns locais”. Conte também com “formação de geada, em especial no interior Norte e Centro” e “pequena descida de temperatura”.

O tempo nesta sexta-feira ficará marcado pelo fluxo leste, seco, mas com pouco vento, permitindo maior inversão térmica (noites mais frias) – mas tardes mais agradáveis. Este fluxo deve-se a um anticiclone centrado entre os Açores e a Europa Central – esta perturbação terá uma frente associada, que irá afetar o arquipélago com precipitação, localmente forte, em especial nas ilhas Ocidentais e Centrais.

Aproximando-se o final de ano, pode contar, segundo o site ‘LusoMeteo’, com temperaturas baixas no interior do país, e com nevoeiros – essa situação poderá ser persistente, podendo mesmo ficar até final do ano.

O que vão dizer os termómetros nas principais cidades portuguesas neste fim de semana?

Lisboa – entre 5 e 16 graus
Porto – entre 4 e 17 graus
Viana do Castelo – entre 4 e 16 graus
Braga – entre 2 e 19 graus
Bragança – entre -1 e 11 graus
Vila Real – entre -1 e 8 graus
Aveiro – entre 5 e 16 graus
Viseu – entre 0 e 15 graus
Coimbra – entre 3 e 17 graus
Guarda – entre -2 e 8 graus
Castelo Branco – entre 2 e 14 graus
Leiria – entre 3 e 18 graus
Santarém – entre 2 e 17 graus
Portalegre – entre 4 e 15 graus
Setúbal – entre 3 e 18 graus
Évora – entre 2 e 16 graus
Beja – entre 4 e 16 graus
Faro – entre 9 e 17 graus
Ponta Delgada – entre 14 e 19 graus
Funchal – entre 15 e 22 graus.