Doença desconhecida mata 143 pessoas no Congo: OMS está a investigar

Uma doença desconhecida terá sido responsável pela morte de pelo menos 143 pessoas numa província do sudoeste da República Democrática do Congo, em novembro, denunciou esta terça-feira a agência ‘Reuters.

De acordo com a agência noticiosa, as pessoas infetadas apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febres altas e fortes dores de cabeça, revelou Remy Saki, vice-governador da província de Kwango, e Apollinaire Yumba, ministro provincial da saúde – foi enviada para a zona sanitária de Panzi uma equipa médica para recolher amostras e realizar análises para identificar a doença.

A situação é extremamente preocupante à medida que o número de pessoas infetadas continua a aumentar, alertou o líder da sociedade civil, Cephorien Manzanza. “Panzi é uma zona rural de saúde, por isso há um problema com o fornecimento de medicamentos”, salientou.

As pessoas doentes morrem nas suas próprias casas por falta de tratamento, acusaram Saki e Yumba, sendo que de acordo um epidemiologista local as mulheres e crianças são as mais afetadas gravemente pela doença.

Um porta-voz da OMS disse esta terça-feira que a agência de saúde da ONU foi alertada para a presença da doença na semana passada e estava a trabalhar em conjunto com o Ministério da Saúde pública do Congo para fazer mais investigações.

O ministro provincial da Saúde aconselhou a população a ter cuidado e a abster-se de tocar nos mortos para evitar a contaminação, apelando, ainda, aos parceiros nacionais e internacionais para que enviassem material médico para fazer face à crise sanitária.

A RD Congo já é afetada pela epidemia de infeção por vírus Monkeypox (mpox), com mais de 47.000 casos suspeitos e mais de 1.000 mortes suspeitas da doença no país centro-africano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Ler Mais





Comentários
Loading...