Trudeau protesta contra tarifa de 25% e Trump dá uma ‘solução’: tornar o Canadá o 51º estado dos Estados Unidos
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a sugestão, na semana passada, ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, para perder a independência e integrar o território dos EUA como o 51º estado americano, noticiou esta terça-feira a ‘Fox News’.
A ‘oferta’ terá ocorrido na passada segunda-feira, quando Trudeau se deslocou a Mar-a-Lago, a mansão de Trump na Flórida, para se reunir com o recém-eleito presidente americano depois de este ter ameaçado impor tarifas de 25% sobre produtos canadianos e mexicanos.
Segundo o canal televisivo, na reunião, que Trump descreveu como “muito produtiva”, os dois líderes políticos partilharam cocktais de caranguejo e de ostras, e discutiram a questão das tarifas, além da segurança fronteiriça e dos défices comerciais.
O canal televisivo – bastante próximo da equipa republicana de Trump – salientou que o novo presidente dos EUA foi “cordial e acolhedor”, mas também “muito direto” a transmitir a Trudeau que o Canadá não está a controlar a sua fronteira e está a permitir a entrada de grandes quantidades de drogas e imigrantes ilegais para os Estados Unidos.
Segundo fonte da ‘Fox News’, Trudeau pediu a Trump que não impusesse a tarifa de 25% porque destruiria a economia do Canadá, momento em que Trump lançou a sua proposta peculiar, sugerindo ao primeiro-ministro que o Canadá se tornasse o estado número 51 nos Estados Unidos, “o que fez com que o primeiro-ministro e outros rissem nervosamente”.
Já em tom de brincadeira, Trump explicou a Trudeau que em vez de primeiro-ministro poderia ser “governador” do novo estado americano, enquanto a delegação canadiana continuou a piada avisando Trump que o Canadá seria um estado “muito liberal”, o que também levou o magnata de Nova Iorque a rir-se.