Pequena pedra é o ‘novo inimigo’ do Tesla Cybertruck: proprietário ganha fatura de mais de 6.600 euros de reparações
Um proprietário de um Tesla Cybertruck questionou a marca automóvel de Elon Musk sobre a resistência, durabilidade e atendimento ao cliente da marca: ora, o proprietário da pick-up elétrico encontrou uma fuga de óleo depois de uma pequena pedra ter causado danos significativos à caixa de velocidades do veículo. Mais espantado ficou quando a reparação necessária, de acordo com o serviço técnico da Tesla, ascende a mais de 6.650 euros.
Recorde-se que Elon Musk se tem gabado, desde o lançamento do Cybertruck, que o SUV é “apocalítico e indestrutível” – mas parece não ser um nem outro, relatou a publicação espanhola ‘El Economista’: o famoso 4×4, com carroceria de aço inoxidável, encontrou um ‘novo inimigo’: pedras pequenas.
Este novo incidente levantou dúvidas sobre a resistência do veículo, principalmente quando se trata de um modelo que se apresenta como robusto e adequado para uso off-road: muitos utilizadores acreditam que este tipo de falha não deve fazer parte da experiência de propriedade de um veículo desta gama.
A queixa do proprietário mereceu uma resposta contundente do centro de serviço da Tesla: a única solução seria substituir toda a unidade tração traseira. “Parece-me absurdo compreender que uma pedra tão pequena possa causar este tipo de danos. O centro de serviço diz que toda a unidade de tração traseira deve ser substituída e que este buraco custa 7.660,55 dólares (6.650 euros). Adoro o carro e conduzo-o, mas vamos lá, Tesla… É preciso algum trabalho, por favor”, escreveu, na página da Tesla na rede social ‘Facebook’.
O post gerou uma enxurrada de reações online. Enquanto alguns argumentaram que os danos deveriam ser cobertos pela garantia, outros consideraram o custo do reparo exorbitante. Muitos utilizadores sugeriram que uma simples soldadura poderia resolver o problema, argumentando que a extensão do dano era menor do que a proposta de Tesla.
Houve também quem comentasse que este tipo de falha poderia ser um indicativo de um design deficiente. “Essa área deveria ter algum tipo de proteção para evitar que coisas como esta acontecessem”, disseram, acrescentando que uma melhoria no design poderia evitar futuros incidentes semelhantes.
O Cybertruck em questão é uma das versões mais caras, conhecida como Cyberbeast, com um preço a rondar os 89.748 euros. Embora a Tesla tenha lançado recentemente uma variante mais acessível, chamada ‘All-Wheel Drive’, que custa a partir de 70.490 euros, a questão da fuga de óleo evidenciou preocupações sobre a qualidade e o serviço pós-venda da marca.