Lisboa e Porto entre as cidades do mundo com melhor qualidade de vida para expatriados

No ranking que avalia as cidades mais atrativas para expatriados internacionais e respetivas famílias, tendo em conta fatores práticos do quotidiano, Portugal registou uma melhoria significativa em 2024, com Lisboa a subir 12 posições para o 27.º lugar e o Porto a melhorar quatro lugares, alcançando a 51.ª posição.

Lisboa é agora a 17.ª cidade europeia com melhor qualidade de vida para expatriados, destacando-se pela sua conetividade aérea abrangente e pela redução dos níveis de congestionamento de tráfego. Já o Porto beneficiou do aumento da disponibilidade de imóveis para arrendamento e da expansão de rotas aéreas, incluindo ligações a África, América do Norte e Médio Oriente.

De acordo com o estudo “Qualidade de Vida 2024” da Mercer, Zurique ocupa o topo da lista, destacando-se pela excelência dos serviços públicos, baixas taxas de criminalidade, oferta cultural vibrante e compromisso com a sustentabilidade. Viena e Genebra seguem na segunda e terceira posições, respetivamente, enquanto Copenhaga e Auckland completam o top cinco.

Zurique é, contudo, uma das cidades mais caras do mundo, devido ao elevado custo de vida. “Os destinos mais desejáveis combinam qualidade de vida com custo de vida acessível, o que representa um desafio para expatriados e organizações”, aponta Marta Dias, Rewards Leader da Mercer Portugal.

“À medida que as cidades enfrentam condições climáticas extremas, flutuações económicas e outros desafios, os rankings oferecem insights valiosos para os líderes de recursos humanos em organizações multinacionais, ajudando-os a navegar com mais eficácia pelas complexidades da gestão de mobilidade global e a melhorar a experiência da sua força de trabalho internacional”, afirma Yvonne Traber, Partner e Global Mobility Leader da Mercer.

Na Europa, a Suíça domina com quatro cidades no top 10: Zurique, Genebra, Berna (9.ª) e Basileia (10.ª). A região da Europa Ocidental continua a liderar como a mais atrativa para expatriados, com cidades como Amesterdão (6.ª) e Frankfurt (7.ª).

Fora da Europa, Vancouver lidera na América do Norte, ocupando a 7.ª posição global. Na América Latina, Montevidéu é a cidade mais bem classificada, enquanto Singapura mantém-se como a melhor na Ásia, em 30.º lugar.

Ler Mais





Comentários
Loading...