Atenção, passageiros: amanhã só há metro em Lisboa a partir das 10h30 devido a greve
O Metro de Lisboa vai entrar em greve esta terça-feira entre as 5 e as 10 horas, pelo que, segundo a empresa, “prevê-se que o serviço de transporte tenha início a partir das 10h30”.
Greve parcial | 3 e 10 de dezembro
⚠Paralisação do serviço de transporte das 06h30 às 10h. Prevê-se que o serviço seja normalizado a partir das 10h30h.
Partial strike | December 3rd and 10th
Metro service will be suspended from 06:30 am to 10:00 am. The service is expected to be… pic.twitter.com/7Yca35sf65— Metropolitano de Lisboa (@metro_lisboa) December 1, 2024
No dia 10 de dezembro está prevista nova paralisação nos mesmos moldes.
“Ao longo do período que decorre até à data das greves, o Metropolitano de Lisboa continuará a promover diálogo com os sindicatos tendo em vista um entendimento que permita a suspensão das referidas greves”, disse entretanto o Metropolitano de Lisboa.
Os trabalhadores exigem os pagamentos das denominadas variáveis, que na prática é o trabalho suplementar e feriados, além do cumprimento do Acordo de Empresa.
Esta não é a primeira paralisação dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, pois a 6 e 14 de novembro foram cumpridas greves parciais com uma adesão a rondar os 90%, de acordo com os dados da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans). Nesses dois dias, nenhuma das estações abriu antes do meio da manhã.