Avaliação da rede social X dispara 32%, mas Elon Musk ainda está longe de recuperar o investimento
A Fidelity, que já havia reduzido várias vezes a avaliação da rede social X (antigo Twitter), surpreendeu ao elevar o valor estimado da empresa em outubro. Segundo fontes citadas pela Axios, o aumento foi de 32,37%, marcando o maior salto desde que a empresa ajudou Elon Musk a adquirir o Twitter por 44 mil milhões de dólares (41,5 mil milhões de euros) em 2022.
Apesar do crescimento, a nova avaliação ainda representa uma queda de cerca de 72% face ao valor pago por Musk. No verão, a desvalorização chegou a 79%, com cortes anteriores registados em janeiro e março deste ano. Como a X não é uma empresa de capital aberto, as estimativas da Fidelity permanecem uma das poucas referências disponíveis para medir o valor da plataforma.
Além disso, a Fidelity também valorizou a sua participação na startup de inteligência artificial xAI, fundada por Elon Musk, em cerca de 70% no mesmo período. A ligação entre as duas empresas pode ter influenciado as avaliações, já que a X possui uma participação significativa na xAI. A startup angariou recentemente 5 mil milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros), duplicando quase o seu valor, segundo o Financial Times.
No mês passado, outras empresas sob a sua liderança, como a Tesla e a SpaceX, registaram desempenhos notáveis nos mercados, impulsionados pela eleição de Donald Trump.