Há 6 escolas de negócios portuguesas entre as melhores da Europa pelo Financial Times
O Financial Times divulgou hoje o seu ranking das melhores escolas de negócios da Europa, onde vigoram seis instituições portuguesas – Nova SBE, Católica-Lisbon, Universidade do Porto FEP/Porto Business School, Iscte Business School, ISEG e Católica Porto Business School.
A escola de negócios portuguesa melhor classificada no “Financial Times European Business Schools 2024” é a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), ocupando a 18ª posição, uma subida de três lugares em relação ao ano anterior.
‘Voltamos a fazer história ao entrar pela primeira vez no top 20 deste ranking. Esta conquista deixa-nos muito orgulhosos e conscientes de que estamos no caminho certo para elevar a qualidade do ensino superior, não apenas em Portugal, mas também a nível global. O nosso compromisso com a excelência académica e o desenvolvimento de talento para contextos empresariais internacionais tem-se revelado uma aposta ganha, posicionando a Nova SBE como um parceiro estratégico de referência e um pilar essencial do ensino superior em Portugal e na europa, estando entre escolas que tanto respeitamos como o INSEAD e a London Business School, entre outras.’ afirma o Dean da Nova SBE, Pedro Oliveira.
Segue-se a Católica Lisbon School of Business & Economics, como a 22ª melhor Business School Europeia. Apesar de manter a classificação de 2023, esta é a melhor posição de sempre neste grupo de Escolas Líderes.
Para Filipe Santos, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics, “este sucesso é um testemunho do talento e dedicação dos nossos estudantes, alumni, corpo docente e staff. A Católica-Lisbon, é hoje um hub de atração de talento de docentes e alunos de nível mundial, um gerador de conhecimento de ponta em economia e gestão, e uma rampa de lançamento para carreiras de sucesso com verdadeiro impacto na sociedade”
A ocupar a 39ª posição está o consórcio da Universidade do Porto FEP/Porto Business School, que subiu impressionantes 14 lugares no ranking das melhores escolas de negócios da Europa, depois de em 2023 ter ocupado o 56º lugar.
José Esteves, dean da Porto Business School, destaca: “estamos muito satisfeitos com estes resultados, que nos colocam entre as quatro escolas de negócios com maior subida de posições no ranking do Financial Times, que avaliou 100 instituições. Este reconhecimento reforça a nossa motivação para continuar a desenvolver soluções formativas inovadoras, alinhadas com as exigências do mercado global.”
Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia do Porto (FEP), sublinha que “Este reconhecimento internacional destaca o nosso compromisso com a excelência académica, a inovação e o impacto global. Reflete o esforço coletivo de Estudantes, Docentes, Colaboradores e Alumni, bem como a sólida ligação aos stakeholders. Esta conquista inspira-nos a continuar a formar líderes, enfrentar os desafios globais e consolidar a FEP como uma referência de ensino e investigação, tanto a nível nacional como internacional”.
A Iscte Business School consolidou a sua posição entre as 50 melhores escolas de gestão da Europa, alcançando o 43.º lugar no ranking, tendo subido uma posição desde a edição anterior.
“No âmbito do que nos compete fazer, já tínhamos posicionado o Iscte Executive Education no Top 50 do mundo (combinando corporate e open programs) em Financial Times, assim como já tínhamos posicionado o nosso Executive MBA no top 100 do mundo em Financial Times. Isto dito, estamos a ajudar a nossa Escola a crescer e posicionar-se melhor em rankings. Assim, a nossa Escola de Gestão sobe e afirma-se, novamente, no ranking europeu como estando entre as 50 melhores escolas de Gestão da Europa (relembra-se que na Europa existem cerca de 3.000 escolas de gestão e no mundo cerca de 13.000 escolas de gestão)”, enquadra José Crespo de Carvalho.
O Presidente do Iscte Executive Education enaltece os resultados alcançados pelas instituições de ensino nacionais que integram o ranking, referindo que “porque sempre temos os olhos nos nossos concorrentes, damos-lhes os parabéns e congratulamo-nos por, pela primeira vez, Portugal ter 6, e não as habituais 5, Escolas de Gestão nacionais no ranking de Escolas de Gestão da Europa. Isso é muito bom para Portugal”.
O ISEG – Lisbon School of Economics and Management também deu um salto de relevo, tendo subido 11 posições e consolidado a sua presença neste ranking no 70º lugar.
João Duque, Presidente do ISEG, destaca: “Este reconhecimento é, essencialmente, a confirmação da qualidade de uma oferta que tem vindo a atrair os melhores alunos, em Portugal e um pouco por todo o mundo. Isto só é possível graças aos nossos alunos, docentes, parceiros e alumni que nos ajudam diariamente a construir este caminho.”
“É grato verificar que Portugal, este ano pela primeira vez com seis Escolas no ranking, continua a afirmar-se como um notável hub no ensino de Gestão”, conclui.
Por fim, uma estreante, a Católica Porto Business School entra na lista das melhores escolas de negócio europeias, entrando diretamente para a 94ª posição.
O Financial Times European Business Schools Ranking avalia todos os anos as 100 melhores Business School europeias focando na excelência dos seus programas de Mestrado, Formação Executiva e MBA.