Kruso Kapital adquire atividades de crédito sobre penhor do Banco Invest em Portugal com investimento de 11,55 milhões de euros
A Kruso Kapital, empresa cotada no segmento Euronext Growth Milan da bolsa de valores italiana e integrante do grupo Banca Sistema, anunciou a conclusão da aquisição das operações de crédito sobre penhor do Banco Invest em Portugal.
Esta operação, concretizada após a obtenção das autorizações do Banco de Portugal e do Banco de Itália, envolveu um investimento estratégico de 11,55 milhões de euros e culminou na criação de uma nova entidade local, a Pignus – Crédito Económico Popular (CEP).
Este movimento faz parte da estratégia de expansão internacional da Kruso Kapital, visando mercados com elevado potencial. A empresa, com um modelo de negócios baseado em empréstimos acessíveis e seguros, pretende revitalizar o crédito sobre penhor, uma das práticas financeiras mais antigas do mundo.
Com a operação, a Pignus – Crédito Económico Popular passa a contar com uma equipa de 44 colaboradores e uma rede de 16 agências em todo o país, incluindo quatro em Lisboa e duas no Porto. A empresa detém atualmente cerca de 16 milhões de euros em créditos sobre penhor, quase totalmente garantidos por ouro, e mantém uma base de clientes superior a 32.000 pessoas.
“A combinação do Pignus Crédito Económico Popular com a Kruso Kapital representa um passo significativo para nós, enquanto grupo pan-europeu líder no crédito sobre penhor, dando início a uma jornada emocionante e sustentável de crescimento conjunto” afirma Giuseppe Gentile, General Manager of Kruso Kapital. “O negócio do crédito sobre penhor em Portugal tem um forte potencial de crescimento e estamos confiantes que a identidade única do Crédito Económico Popular, impulsionada pela gestão portuguesa e pela nossa experiência noutros mercados europeus, onde desenvolvemos uma oferta distinta e pioneira, nos permitirão ampliar ainda mais o negócio e reforçar a oferta de crédito sobre penhor no país”, conclui.