Irão faz ‘braço de ferro’ com ONU e ativa milhares de centrifugadoras para enriquecer urânio

O Irão ativou vários “milhares de centrifugadoras avançadas” que lhe vão permitir enriquecer urânio em resposta à resolução da agência de vigilância atómica das Nações Unidas (AIEA), que criticou a falta de transparência e cooperação no seu programa nuclear.

A medida marca uma escalada nas tensões entre o Irão e o órgão internacional, que já alertou que Teerão tem urânio enriquecido em quantidades suficientes para desenvolver armas nucleares em poucos dias. “Ativámos vários milhares de centrifugadoras avançadas como parte do plano para desenvolver a indústria nuclear”, declarou Mohammad Eslami, chefe da organização de energia atómica do Irão. “A República Islâmica do Irão sempre demonstrou que nunca recuará perante a coerção, pressão ou comportamento ilegal e ilícito”, acrescentou.

Em causa está o pedido efetuado por França, Alemanha e Reino Unido à AIEA de uma resolução a condenar Teerão pela sua falta de transparência no seu programa nuclear, em particular por não fornecer explicações para partículas de urânio descobertas em dois locais não declarados. A resolução foi aprovada por 19 dos 35 países-membros da AIEA, com os votos contra de Rússia, China e Burkina Faso.

“Desde o início, deixámos claro que se os três países europeus decidissem não dialogar e, em vez disso, procurarem o confronto e a emissão de resoluções, certamente tomaríamos medidas imediatas”, afirmou Eslami. “Se nos envolvermos de forma transparente e eles ignorarem, recorrendo a acusações unilaterais e tentando pressionar o país, enfrentarão a resposta oposta.”

As autoridades iranianas declararam em diversas ocasiões que o seu programa nuclear se destina a fins civis e que todas as suas atividades são monitorizadas pela AIEA e realizadas em conformidade com o tratado internacional de não proliferação nuclear. No entanto, o diretor da AIEA, Rafael Grossi, reiterou a falta de transparência de Teerão e alertou que a margem de manobra sobre o programa nuclear iraniano “é reduzida”.






Comentários
Loading...