Atenção, há um novo vírus no Facebook que pode esvaziar a sua conta bancária
O Facebook conta com milhões de utilizadores ativos diariamente, o que torna a rede social num alvo atrativo para cibercriminosos, que agora estão a explorar um novo malware denominado Python NodeStealer, identificado por investigadores do Netskope Threat Labs.
Este vírus representa uma evolução mais perigosa de versões anteriores, expandindo o seu alcance além das contas comerciais para atingir também o Facebook Ads Manager. A sua disseminação ocorre principalmente através de anúncios falsos, muitas vezes com imagens chamativas ou títulos sensacionalistas, como “fotos reveladoras” ou “escândalos de celebridades”. Ao clicar no anúncio, os utilizadores são induzidos a descarregar um ficheiro ZIP que contém o malware. Outra via de propagação são mensagens no Facebook com anexos maliciosos, revela o ‘elEconomista’.
Assim que o ficheiro é descarregado e executado, o malware entra em ação para recolher uma vasta gama de informações sensíveis, incluindo credenciais de login, cookies, informações de perfil do Facebook e até dados de cartões de crédito.
Com estes dados, os cibercriminosos conseguem controlar contas para promover produtos fraudulentos, disseminar mais malware, enviar spam e realizar transações financeiras ilícitas.