Tempestade ‘Bert’ começa a fazer efeitos esta noite: saiba quais as zonas mais afetadas
A recém-nomeada tempestade ‘Bert’, que teve origem numa ciclogénese explosiva no Atlântico, vai tarzer este domingo os seus efeitos adversos a Portugal continental – sobretudo a partir das últimas horas do dia, quando o estado do tempo vai mudar.
O fim de semana foi, em geral, calmo – domingo não fugirá à regra, podendo a chuva cair pontualmente em alguns locais do Centro e Norte do país: no entanto, conforme o fim de semana se estiver a ‘eclipsar’, pode contar com ‘descargas’ de chuva.
É esperada a chegada de uma linha de instabilidade carregada de humidade que irá descarregar bastante chuva, especialmente nas regiões Norte e Centro, durante a noite de domingo para segunda-feira – esta descarga deverá estender-se até ao Alto Alentejo, antes de começar a dissipar-se, revelaram os especialistas do ‘Tempo.pt’.
É esperado também um aumento da intensidade do vento: hoje e amanhã o vento pode atingir70 a 80 km/hora no litoral Norte e Centro e 90a 100 km/hora nas terras altas. Haverá também maior agitação marítima, com as ondas a poderem chegar aos 4,5 metros na segunda-feira.
A acumulação de precipitação derivada deste episódio poderá ultrapassar os 50 mm em diversos locais do Norte e Centro do país. Ainda assim, a faixa litoral deverá ser a mais afetada.
O arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo este domingo por causa da chuva por vezes forte, passando a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As costas norte e sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 12h00 de domingo.
O IPMA emitiu também para o distrito de Faro um aviso amarelo por causa da agitação marítima que vai estar em vigor entre as 00h00 e as 23h00 de domingo.