Bolt e APAV unem esforços para promover ambiente seguro e acolhedor para os utilizadores
A Bolt, plataforma europeia de mobilidade, e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), uniram esforços num evento dedicado à etiqueta em viagem. O encontro teve lugar na passada segunda-feira, em Lisboa, e contou com a presença de cerca de 20 motoristas, convidados pelas frotas parceiras da Bolt, e gestores dessas mesmas frotas.
“Este tipo de iniciativas são fundamentais para continuar a garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os utilizadores, oferecendo ferramentas que ajudam os motoristas a prestar um serviço empático e a identificar potenciais riscos de forma mais eficaz”, começa por dizer Mário de Morais, responsável de ride-hailing da Bolt em Portugal. “A nossa prioridade é garantir que tanto os passageiros quanto os motoristas se sintam protegidos e confortáveis em cada viagem”, sublinha.
Na sessão foram abordadas técnicas de atendimento respeitoso, que visam promover uma maior confiança e conforto para todos os passageiros. A APAV partilhou conhecimento sobre a identificação de sinais de desconforto para clientes e motoristas, reforçando a importância das boas práticas de comunicação.
“Esta parceria com a Bolt permitiu-nos ampliar o impacto da nossa missão de promover uma cultura de respeito e segurança ao setor TVDE”, destaca Daniel Cotrim, assessor técnico da direção da APAV. “Ao capacitar motoristas com técnicas de comunicação, reforçamos a importância de criar um ambiente seguro para todos”, acrescenta.
Esta iniciativa integra a aposta prioritária da Bolt na segurança – sendo que, recentemente, anunciou um investimento de 100 milhões de euros para o desenvolvimento de ferramentas com esse objetivo. Entre as funcionalidades já disponíveis na aplicação, encontram-se o unmatching, que possibilita que um passageiro deixe de ser emparelhado com um determinado motorista em caso de qualquer tipo de insatisfação ou insegurança, bastando avaliá-lo com 1 estrela no final da viagem; a partilha de viagem, com a qual é possível partilhar a localização com terceiros; e o botão de emergência, que remete a pessoa para serviços de urgência.