Depressão ‘Bert’ está a caminho de Portugal: saiba as zonas onde a chuva vai marcar presença
Não espere, esta sexta-feira, por melhorias no estado do tempo: de acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, hoje conte com “céu geralmente muito nublado, apresentando mais abertas no Algarve”, mas também “períodos de chuva em geral fraca nas regiões Norte e Centro, sendo em especial no litoral a norte do Cabo Mondego, tornando-se moderada no Minho e nas zonas montanhosas da região Norte no final do dia” – acresce a “possibilidade de ocorrência de precipitação fraca e dispersa na região Sul”.
O vento vai soprar esta sexta-feira “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a norte da foz do rio Douro a partir do final da tarde, sendo moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro a partir da tarde com rajadas até 70 km/h”. Por último, conte com uma “pequena subida da temperatura mínima, exceto no Algarve”.
Assim, hoje, especialmente se viver nas regiões mais a norte do país – sobretudo acima do sistema montanhoso Montejunto-Estrela -, não se esqueça do chapéu de chuva em casa. A precipitação poderá ser moderada na madrugada – com a passagem da frente associada à depressão ‘Caetano’ – mas ao longo do dia a tendência é para a continuação de períodos de chuva geralmente fraca. Já na região sul do país, a situação é bem diferente: haverá boas abertas, pelo que a temperatura máxima deverá subir ligeiramente.
É um sinal do que estará para vir no fim-de-semana – com a dorsal africana do anticiclone a “responder” ao forte cavamento de um ciclone a Oeste do Reino Unido, que deverá ser nomeado como ‘Bert’ pelos seus efeitos na Irlanda\Irlanda do Norte\Escócia, e também, em parte, no País de Gales e Inglaterra, relatam os especialistas da ‘LusoMeteo’.
Este reforço da dorsal africana do anticiclone deverá permitir um fim-de-semana com humidade e alguma nebulosidade – mas também bastante sol, e temperaturas muito acima da média – domingo é possível que se aproximem dos valores máximos absolutos para esta época do ano. Ou seja, um fim de semana com temperaturas mais quentes do que o normal para esta época.
O que vão dizer os termómetros no país para este fim de semana?
Lisboa – entre 13 e 22 graus
Porto – entre 13 e 21 graus
Viana do Castelo – entre 10 e 21 graus
Braga – entre 9 e 23 graus
Bragança – entre 4 e 18 graus
Vila Real – entre 8 e 19 graus
Aveiro – entre 14 e 22 graus
Viseu – entre 10 e 18 graus
Guarda – entre 8 e 13 graus
Coimbra – entre 14 e 21 graus
Castelo Branco – entre 11 e 19 graus
Leiria – entre 12 e 22 graus
Santarém – entre 12 e 22 graus
Portalegre – entre 10 e 19 graus
Setúbal – entre 12 e 24 graus
Évora – entre 10 e 20 graus
Beja – entre 11 e 20 graus
Faro – entre 12 e 23 graus
Funchal – entre 20 e 26 graus
Ponta Delgada – entre 16 e 21 graus.