OE2025: Parlamento vai discutir fim do corte de 5% dos salários dos deputados. ‘Aumento’ deverá ser aplicado em futuros mandatos

A Assembleia da República pode vir a eliminar o corte de 5% no salário dos titulares de cargos políticos, imposto pela troika em 2010: a proposta vai ser votada na discussão na especialidade do Orçamento do Estado, que arranca esta sexta-feira. No entanto, o ‘aumento’ poderá só vir a refletir-se em mandatos futuros.

Há duas propostas de alteração: uma da AD e outra do PS – ambas pretendem terminar com o corte, mas o Governo pretende aplicar esta medida com efeitos imediatos, ao passo que os socialistas pretendem que seja aplicado a futuros eleitos. Esta é a proposta que reúne maior consenso e apoio parlamentar.

Segundo Hugo Soares, referiu o jornal ‘Público’, os sociais-democratas estão disponíveis para consensualizar a medida com os restantes grupos parlamentares. O PSD não pretende inviabilizar a versão do PS, uma vez que permitirá simultaneamente eliminar o corte salarial aplicado a políticos e gestores públicos, mas também é uma cedência aos socialistas na negociação do OE2025.

As duas propostas terão o voto contra de Chega, Bloco de Esquerda e PAN: já a Iniciativa Liberal e Livre aprovam, desde que seja aplicada em futuros mandatos.






Comentários
Loading...