Ensaio. Hyundai Tucson: renovar para liderar
A quarta geração do Hyundai Tucson foi alvo de uma renovação onde o foco foi o desenho exterior e interior, mas também novas funcionalidades tecnológicas, de conectividade e de segurança.
Este modelo já data de 2004 com mais de 7 milhões de unidades vendidas no seu currículo, o que leva a marca a uma aposta grande no mesmo.
O Tucson segue uma filosofia de design Sesuous Sportiness e, nesta quarta geração a marca optou por pára-choques redesenhados, luzes diurnas de maiores dimensões, jantes de liga leve renovadas assim como nova palete de cores. Já no interior houve atualizações, tanto no painel de instrumentos como no volante, nos bancos e no sistema de infotainment, tudo soluções para incrementar o conforto e funcionalidade. São disso exemplo, a regulação climática para 3 zonas ou os bancos aquecidos.
O Tucson possui 3 modos de condução – eco, normal e Sport – com uma suspensão controlada eletronicamente para uma condução mais estável e suave. Em termos de motorizações, houve um incremento da potência de 44,2 para 47,7 quilowatts na variante híbrida e, na variante plug-in de 66,9 para 72 quilowatts.
Possui todos os sistemas da segurança ativa e assistência à condução smart sense, desde os assistentes de prevenção de colisão frontal, cruise control inteligente, manutenção na faixa de rodagem, etc..
Na apresentação nacional foi possível testar, durante algum tempo, o modelo, o que permitiu tirar algumas conclusões que, um teste mais prolongado, irá por certo corroborar. A qualidade de construção e dos materiais voltou a subir, bem como a dinâmica e envolvência de condução.
Na viatura que nos foi cedida para ensaio a caixa era manual e demonstrou estar adaptada ao motor do modelo, sendo que, pessoalmente, prefiro a descontração de uma caixa automática, ainda por cima quando as da marca funcionam de modo bastante interativo e correto.
Quanto à nova variante híbrida plug-in com tração às 2 rodas possui já a segunda geração do modo de condução verde para incentivar a condução sem emissões de gases de escape, onde através de geofencing permite que a viatura mude para modo 100% elétrico, em zonas de baixas emissões ou áreas com restrições de emissões, promovendo assim, uma condução mais ecológica.
Em termos de preços os mesmos iniciam-se nos 35.180€ até aos 48.900€ da versão PHEV.