Zelensky participa hoje em sessão especial do Parlamento Europeu que marca 1.000º dia da invasão de Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai discursar esta terça-feira perante os membros do Parlamento Europeu (PE) em formato online, numa sessão especial que marca os 1.000 duas de guerra da Rússia contra a Ucrânia.

“A presidente do PE, Roberta Metsola, fará uma declaração no início da sessão, e os líderes dos grupos políticos falarão após a intervenção do presidente Zelensky”, referiu o comunicado de imprensa do PE.

No mesmo dia, o presidente ucraniano vai dirigir-se ao Parlamento ucraniano (Verkhovna Rada) para apresentar o plano de resiliência da Ucrânia, que enfatiza os esforços do Governo e da liderança militar para fortalecer a força interna do país.

Desde que a Rússia lançou uma operação de grande escala na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a União Europeia e o Parlamento Europeu têm manifestado o seu apoio firme a Kiev, através da condenação da agressão russa, da imposição de sanções e intensificação da ajuda política, humanitária, militar e financeira.

O Parlamento Europeu tem apoiado os esforços da Ucrânia para aderir à União Europeia e apelado repetidamente aos Estados-membros para que iniciem as negociações de adesão. Além disso, os eurodeputados defendem que a Rússia deve compensar financeiramente a Ucrânia pela destruição provocada pela invasão militar e que a UE deve utilizar os bens do Estado russo confiscados para facilitar este processo.






Comentários
Loading...