Nova fábrica de 7 milhões de euros em Coimbra vai montar três satélites portugueses até 2026
A empresa espanhola Open Cosmos prepara-se para inaugurar, em 2025, uma fábrica de satélites em Coimbra, destinada à montagem de três novos satélites portugueses. O projeto, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa lançar os satélites até 2026 com o objetivo de monitorizar o ambiente marítimo, avaliar os impactos de desastres naturais, como incêndios florestais, e contribuir para a observação global do planeta.
O investimento total do projeto deverá ultrapassar os 7 milhões de euros, com financiamento parcial do PRR, revela o ‘Público’. Nas novas instalações de Coimbra, desenvolvidas em parceria com o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra, espera-se empregar entre 30 e 40 pessoas no próximo ano, muitas delas engenheiros portugueses que regressaram ao país.
Os três satélites portugueses integram-se na Open Constellation, uma rede colaborativa com satélites de vários países, projetada para recolher dados globais e regionais. A Open Cosmos já conta com 34 satélites contratualizados, sendo seis atualmente operacionais.
Além de reforçar a capacidade tecnológica nacional, o projeto pretende posicionar Portugal como exportador de soluções espaciais completas, beneficiando das ligações estratégicas do país a África e à América do Sul.