“Aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos”: Governo lança megacampanha policial de seis semanas. Já há quase mil detidos

O Governo exigiu seis semanas de operações policiais, no âmbito do programa ‘Portugal Sempre Seguro’, relatou esta sexta-feira o jornal ‘Expresso’. O objetivo é “aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos”, que já resultou em quase mil detidos no país.

Esta megacampanha – que vai durar até meados de dezembro – juntou diferentes forças policiais e agências do Estado e vai multiplicar as ações de fiscalização e prevenção “em diversos pontos do país”. De acordo com o Ministério da Administração Interna, nos primeiros sete dias foram detidas 980 pessoas, uma subida de 41% face ao mesmo período do ano passado (694), tendo sido emitidos 187 mandados.

“O Governo deu uma orientação às forças e serviços de segurança no sentido de promoverem ações preventivas de fiscalização com visibilidade, tendo em vista o reforço da segurança no país”, indicou fonte do ministério, cujo foco é o “combate à criminalidade violenta, ao tráfico de droga, à imigração ilegal, ao tráfico de seres humanos, aos abusos laborais e ilicitude de atividades económicas”.

Para tal, sublinhou o semanário, foram criadas “equipas multiforças”, articuladas pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), com GNR, PSP, PJ, ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), AT (Autoridade Tributária e Aduaneira), ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). “A divulgação das operações e dos resultados pretende reforçar a perceção de segurança no país”, frisou o ministério.

“A campanha será dimensionada e organizada de acordo com a realidade que se pretende em cada momento alcançar”, reforçou. Na primeira semana desta megacampanha – entre 4 e 10 de novembro – entre as quase mil detenções, 85 foram por tráfico de droga: o Governo não especificou os restantes crimes em causa.






Comentários
Loading...