Hoje há um novo voo de teste do megafoguetão Starship de Elon Musk… e este tem uma banana
O sexto teste de voo da Starship está previsto ser lançado esta segunda-feira, sendo que a janela de lançamento de 30 minutos será aberta às 22 horas de Lisboa: no entanto, a empresa de Elon Musk já avisou que o cronograma é dinâmico e poderá sofrer alterações. E este leva uma banana…
Starship moved to the pad at Starbase in advance of our sixth flight test pic.twitter.com/u6Mbc35ARr
— SpaceX (@SpaceX) November 12, 2024
O quinto teste de voo da Starship foi um momento crítico na iteração em direção a um sistema de lançamento total e rapidamente reutilizável. Na primeira tentativa, o impulsionador Super Heavy regressou com sucesso ao local de lançamento e foi apanhado pelos braços da torre de lançamento e captura na Starbase. O estágio superior da Starship demonstrou várias melhorias, resultando numa entrada controlada e num splashdown de alta precisão na área alvo no Oceano Índico.
Ora, esta segunda-feira, o teste de voo da Starship visa expandir o envelope das capacidades da nave e dos propulsores e aproximar-se de colocar a reutilização de todo o sistema online. Os objetivos incluem o regresso do impulsionador ao local de lançamento para captura, reativando o motor do navio Raptor enquanto se encontra no espaço e testando um conjunto de experiências de proteção térmica e mudanças de manobra para a reentrada e descida do navio sobre o Oceano Índico.
O sucesso da primeira tentativa de captura demonstrou a viabilidade do projeto, ao mesmo tempo que forneceu dados valiosos para continuar a melhorar o desempenho do hardware e do software. As atualizações de hardware para este voo acrescentam redundância adicional aos sistemas de propulsão do propulsor, aumentam a resistência estrutural em áreas-chave e encurtam o prazo para descarregar os propelentes do propulsor após uma captura bem-sucedida. Os designers da missão também atualizaram os controlos de software e os critérios de compromisso para o lançamento e regresso do booster.
Os futuros veículos espaciais, começando com o planeado para o sétimo teste de voo, voarão com atualizações significativas, incluindo flaps dianteiros redesenhados, tanques de propelente maiores e telhas e camadas secundárias de proteção térmica de última geração, à medida que se continua em direção a um escudo térmico totalmente reutilizável. As aprendizagens deste e dos testes de voo subsequentes continuarão a tornar todo o sistema Starship mais fiável à medida que se aproxima a reutilização completa e rápida.