Endesa paga faturas de electricidade a vítimas da tempestade em Valência e apoia com 1 milhão de euros
A Endesa apresentou um plano de auxílio às vítimas das inundações provocadas pela passagem da Depressão Atmosférica Isolada em Níveis Altos (DANA) nas regiões de Valência e Castilla-La Mancha. O apoio inclui ações de solidariedade interna, isenção de faturas e apoio logístico.
Entre as primeiras iniciativas, a Endesa lançou uma campanha de angariação de fundos junto dos seus mais de 9.000 colaboradores, comprometendo-se a igualar os valores angariados até um montante de um milhão de euros. Este apoio financeiro será distribuído pela Cruz Vermelha e pela Cáritas, organizações que estão no terreno a apoiar as populações locais.
Para aliviar a pressão financeira sobre os clientes das zonas afetadas, a Endesa anunciou ainda a isenção da próxima fatura de eletricidade e gás para os clientes nos municípios designados pelo Governo central nas duas regiões. A empresa também reforçou os seus canais de atendimento para responder a pedidos de adiamento de faturas ou quaisquer questões relacionadas com as novas medidas.
Os colaboradores da Endesa também se mobilizaram em força, participando numa onda de solidariedade que se alastrou por todo o país. Através do departamento de Voluntariado Corporativo da Fundación Endesa, estão a fornecer tempo e recursos para ajudar nas operações de apoio. Hoje, 13 de novembro, voluntários da Endesa, em colaboração com as sedes da empresa em Madrid, Barcelona, Sevilha e Saragoça, irão preparar 1.500 mochilas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo luvas, máscaras FFP2, gel desinfetante, óculos de proteção e botas impermeáveis. Estes kits visam apoiar os trabalhos de recuperação das áreas mais atingidas.
Em Valência, a mobilização dos colaboradores já começou na semana passada, com voluntários a ajudar na limpeza e requalificação da Escola Gavina, uma das mais afetadas. A Fundación Endesa anunciou planos para expandir estas ações a outras escolas necessitadas.
Além deste apoio logístico, a Endesa doou 5.000 euros em EPIs da antiga central de As Pontes para as operações de recuperação.
O CEO da Endesa, José Bogas, afirmou: “Estamos absolutamente consternados com os efeitos da DANA e gostaríamos de expressar o nosso pesar e a nossa maior solidariedade para com as vítimas, as suas famílias e todas as pessoas afetadas. Sabemos que o impacto devastador desta tempestade se prolongará por muito tempo e que a ajuda é e continuará a ser muito necessária. A Endesa não esquece as milhares de famílias afetadas e os voluntários de todos os cantos do país que estão no terreno, incluindo os nossos. Todos eles são um grande exemplo de compromisso social”.