Rússia lança simultaneamente quase 100 ataques nas regiões de Donetsk e Kursk
A Rússia lançou esta quarta-feira quase uma centenas de ataques nos eixos Kurákhov e Pokrovsk, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, e na região russa de Kursk, onde cerca de 50 mil soldados russos tentam expulsar as tropas de Kiev que controlam parte do território.
Segundo o Estado-Maior Ucraniano, Kurákhov foi, mais uma vez, a área mais quente de toda a linha da frente: ali, as forças ucranianas repeliram um total de 47 ataques russos. Ao mesmo tempo, as tropas de Kiev que defendiam o eixo Pokrovsk interromperam 28 ataques. Na região de Kursk, as tropas russas tentaram, sem sucesso, romper as defesas da Ucrânia até 20 vezes.
De acordo com a plataforma de análise de guerra ‘DeepState’, as forças russas avançaram nas últimas horas numa dezena de pontos da frente oriental, com elevados custos em material militar e baixas humanas: esta quarta-feira, o número de perdas russas entre mortos e feridos voltou a ultrapassar os 1.700 pelo terceiro dia consecutivo.
De acordo com os analistas militares ucranianos, a Rússia está a ‘pisar no acelerador’ na linha da frente para conquistar o máximo de território possível antes da chegada do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, à Casa Branca, em janeiro. Trump prometeu pressionar imediatamente por negociações para acabar com a guerra.
Rússia toma Rivnopil
As Forças Armadas russas assumiram o controloe da cidade de Rivnopil, localizada na província ucraniana de Donetsk, no leste do país e principal foco dos avanços das tropas russas durante os últimos meses: o Ministério da Defesa russo informou que a cidade “foi finalmente libertada” por unidades posicionadas nas áreas mais orientais do território ucraniano.
“As unidades libertaram a cidade depois de derrotarem as brigadas de assalto de montanha e os membros da 33ª brigada mecanizada do Exército Ucraniano”, indicou o ministério, avançando que as tropas de Kiev sofreram derrotas noutras zonas da província, como Velika, Novosilka, Temirovka, Novodonetsk e Zelenkoye Pole.
As forças russas continuam a intensificar a sua ofensiva no leste da Ucrânia, onde fizeram progressos significativos, apesar da ofensiva lançada em agosto pelas forças ucranianas na região russa de Kursk, numa tentativa de desviar o foco dos combates do território ucraniano.