Mais de 400 jovens competem em Santa Maria da Feira no Campeonato Nacional das Profissões
O Campeonato Nacional das Profissões – Portugalskills está a decorrer no Europarque, em Santa Maria da Feira, com a participação de mais de 400 jovens de todo o país, em representação de 59 profissões.
O evento, que conta também com a presença de um número igual de jurados, iniciou ontem com a sessão de “adaptação ao posto de trabalho”, que deu a oportunidade aos concorrentes de se familiarizarem com as tarefas a realizar.
À tarde, a Cerimónia Oficial de Abertura reuniu as comitivas de todas as regiões de Portugal, incluindo Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, num ambiente de confraternização e convívio.
Na sessão de abertura o Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes, destacou que “este campeonato não é apenas uma competição, mas também uma oportunidade para partilhar conhecimento, aprender uns com os outros e inspirar a próxima geração de profissionais.”
Também o Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, município anfitrião deste evento, salientou que este campeonato faz do território de Santa Maria da Feira “durante cinco dias a capital das competências em Portugal” e acrescentou que “só com boa formação é possível gerar, em termos de gerações futuras, a garantia de uma sociedade mais capaz, mais competitiva, mais plural e mais justa”.
Até sexta-feira, 15 de novembro, os concorrentes competirão pelo título de “melhor profissional” em cada uma das atividades em competição, sob o lema “onde há competência, há um norte”. O campeonato visa também destacar a formação profissional como uma alternativa sólida ao ensino universitário, mostrando o seu potencial para abrir portas a um mercado de trabalho altamente competitivo e com elevada taxa de empregabilidade.
A iniciativa é promovida pelo IEFP – WorldSkills Portugal, que representa o país nas organizações internacionais WorldSkills Europe e WorldSkills International.