Este casal pagou a casa ao banco 15 anos antes do previsto com uma regra simples que aprendeu com os pais. Sabe qual é?

Em 2020, um casal norte-americano celebrou a o facto de ter pago o empréstimo da sua casa, localizada num subúrbio de Cleveland, Ohio, alcançando uma meta que parecia distante e ambiciosa. Em apenas 13 anos, conseguiram pagar o valor total da hipoteca de 170 mil dólares (160 mil euros), desobrigando-se de uma dívida prevista para durar 30 anos.

O casal, atualmente com 39 e 37 anos, traçou em 2016 uma estratégia clara para antecipar o pagamento da hipoteca. Na época, com carreiras exigentes e a responsabilidade de criar duas filhas pequenas, sentiram a necessidade de reduzir o peso financeiro para poderem usufruir de uma vida mais equilibrada. “Não estávamos entusiasmados com a ideia de trabalhar em tempo integral por mais 30 anos e ter pouco tempo para aproveitar a reforma”, explica a mulher, que na época trabalhava como editora numa publicação, enquanto o marido era supervisor numa empresa de produção e membro da Guarda Nacional de Ohio, revela o ’20 Minutos’.

A decisão de amortizar o saldo em menos de quatro anos foi impulsionada por uma estratégia de vida financeira frugal, inspirada nas lições transmitidas pelas suas famílias. “Aprendemos com os nossos pais a viver dentro das nossas possibilidades”, salienta o casal. Esta filosofia refletiu-se em escolhas como cozinhar em casa, viver numa moradia modesta e adquirir carros usados em vez de veículos novos. Optando por veículos de baixa quilometragem, o casal conseguia poupar mais de 1.000 euros por mês, que eram aplicados na redução da hipoteca.

Outra tática eficaz foi o aproveitamento de ganhos inesperados. Uma lição da sogra foi colocar sempre os rendimentos extra, como devoluções de impostos e bónus, na amortização de dívidas ou investimentos para o lar. A decisão de aplicar os rendimentos “extra” ajudou a encurtar significativamente o tempo de pagamento da hipoteca, além de eliminar a necessidade de recorrer a cartões de crédito para despesas maiores.

Quando o custo dos cuidados com as crianças, equivalente ao valor da hipoteca, deixou de ser necessário, o casal aproveitou a poupança para intensificar os pagamentos ao banco, reduzindo o saldo para zero.

Hoje, com a casa paga e um plano de vida mais flexível, a família beneficia da tranquilidade de uma vida livre de dívidas, com a possibilidade de optar por trabalhos mais gratificantes e mais tempo de qualidade em família.

Ler Mais





Comentários
Loading...