O truque para transformar um investimento de 30 euros por mês em quase 230.000 euros e comprar um Lamborghini
Quando Samantha Collett começou a investir, mal imaginava que um hábito mensal de investir29 euros se tornaria a base para um portefólio próximo de 230.000 euros. Aos 20 e poucos anos, recém-formada e a viver em Cambridge, Collett dava os primeiros passos num emprego de marketing, ganhando cerca de 24.150 euros anuais. “Economizar para o futuro não estava na minha agenda”, relembra, recordando que o objetivo imediato era desfrutar do salário, sem pensar nas complexidades do investimento.
A motivação inicial para poupar nasceu da experiência com impostos, escreve no ‘This is Money’. Frustrada com as deduções no salário, Samantha decidiu explorar o potencial de uma conta poupança. Com receio de arriscar grandes valores, optou por investir 29 euros mensais num fundo do Marlborough Special Situations.
A aposta prudente revelou-se lucrativa: passados sete anos, a surpresa foi ver o valor acumulado em mais de 4.600 euros.
Ao longo do tempo, Collett apercebeu-se da importância de diversificar os seus investimentos e, motivada por essa descoberta, aumentou as contribuições mensais e direcionou parte do portefólio para fundos globais. Mais tarde, ao saber que pagava uma comissão percentual na plataforma onde se encontrava, optou por outra que cobra uma taxa fixa e permite uma economia significativa para investidores com portefólios maiores.
Passados quase 25 anos desde o seu início nos investimentos, o saldo de Samantha Collett alcança um valor notável, que considera ser a sua rede de segurança financeira. “Nunca imaginei que acabaria com um montante tão sólido”, revela. Samantha diz que pretende manter o seu investimento e pretende, um dia, realizar um sonho antigo: comprar um Lamborghini.