Utilizadores fogem do ‘X’ desde a vitória de Trump: rival ‘Bluesky’ ganha 700 mil novas contas em apenas uma semana
A plataforma ‘Bluesky’ conquistou mais de 700 mil utilizadores desde as eleições nos Estados Unidos: tem sido a rede social de quem procura escapar das ‘fake news’ e posts ofensivos na rede social ‘X’ de Elon Musk – o fluxo, principalmente da América do Norte e do Reino Unido, ajudou a ‘Bluesky’ a atingir 14,5 milhões de utilizadores em todo o mundo, quando em setembro tinha apenas 9 milhões.
Segundo o investigador de redes sociais, Axel Burns, citado pelos britânicos do ‘The Guardian’, a plataforma oferece uma alternativa ao ‘X’, incluindo um sistema mais eficaz para bloquear ou suspender contas problemáticas e policiar comportamentos prejudiciais. “Tornou-se um refúgio para pessoas que querem ter o tipo de experiência de rede social que o ‘Twitter’ costumava oferecer, mas sem todo o ativismo de extrema-direita, a desinformação, o discurso de ódio, os bots e tudo mais”, explicou. “O utilizador mais liberal de comunidade do Twitter realmente escapou de lá e parece ter se mudado em massa para a ‘Bluesky’.”
Recorde-se que a ‘Bluesky’ começou como um projeto dentro do ‘Twitter’, mas viria a tornar-se uma empresa independente em 2022 – agora é propriedade do CEO Jay Graber.
A plataforma já se beneficiou da insatisfação com o ‘X’ e do seu dono bilionário, Elon Musk, que está intimamente ligado à bem-sucedida campanha eleitoral do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O ‘Twitter’ perdeu milhões de utilizadores após mudar a marca para ‘X’ e o uso nos EUA caiu em mais de um quinto nos sete meses subsequentes.
A ‘Bluesky’ relatou ter conquistado 3 milhões de novos utilizadores na semana em que o ‘X’ foi suspenso no Brasil, em setembro último, e mais 1,2 milhões nos dois dias em que ‘X’ permitiu que os utilizadores visualizassem tweets de pessoas que os bloquearam.
A ‘Bluesky’ ainda está em segundo lugar, atrás do ‘Threads’, na categoria de rede social na App Store dos EUA da Apple, que relatou ter alcançado 275 milhões de utilizadores ativos mensais em novembro, ante 200 milhões em agosto. A plataforma independente adicionou recentemente recursos como mensagens diretas e compatibilidade com vídeo para se assemelhar mais ao ‘X’ e se diferenciar de seu concorrente de propriedade da Meta.