Número de funcionários públicos aproxima-se dos 700 mil

O Estado registou uma nova subida de 2,2% do número de funcionários públicos, no ano passado face ao ano anterior, resultando num aumento de mais 15.300 funcionários. O número total atinge neste momento os 698.522 funcionários, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Os dados indicam que «em termos homólogos, o emprego apresentou um aumento de 2,2% (mais 15 305 postos de trabalho),distribuído essencialmente entre a administração central (2,3% correspondente a mais 11 658 postos de trabalho) e a administração local (2,0% correspondente a mais 2381)», pode ler-se na síntese estatística.

O aumento mais acentuado verificou-se nas áreas da saúde e da educação, incluindo o ensino superior: «O aumento de emprego concentra-se essencialmente nas Entidades Públicas Empresariais (E.P.E) do Serviço Nacional de Saúde (6 701), nos estabelecimentos de investigação e ensino superior (2 710) e nos estabelecimentos de ensino básico e secundário (1 171). No caso das E.P.E. do SNS, o aumento decorre em parte da integração do Hospital de Braga no universo das entidades das administrações públicas (mais de 2869 postos de trabalho), o que se repercute ainda no maior número de trabalhadores nas carreiras da área da saúde», de acordo com os dados publicados.