Verão de S. Martinho despede-se hoje de Portugal: frio vai apertar nos próximos dias e chuva está a chegar ao país

Depois de alguns dias mais estáveis, o mau tempo estará de regresso a partes da Europa Ocidental, assim como sul da Europa (e talvez outras regiões, como Balcãs), já a partir desta terça-feira. Uma nova bolsa de ar frio vai “descolar-se” da circulação normal da atmosfera, levando a que fique novamente isolada, provavelmente sobre Portugal continental.

Parece, de acordo com os especialistas do ‘LusoMeteo’, quase uma repetição da situação que ocorreu em finais de outubro, e que levou à catástrofe em Valência, com mais de 200 mortes devido à força das águas – isto não quer dizer que vá ocorrer algo semelhante, mas há potencial para tal.

Esta nova DANA – que já não é o nome de uma tempestade, mas sim a sigla em espanhol para “Depresíon Aislada en Niveles Altos” – tem potencial para ser severa. Neste momento, o sul da Europa encontra-se com temperaturas entre 3 e 5 graus acima da média, sendo que, com a chegada desta depressão, é provável que essas temperaturas caiam entre 7 e 10 graus. Esta descida de temperatura será algo repentina, e irá gerar instabilidade – trovoadas, chuva forte, granizo, eventualmente risco de tornados, também.

Assim, o Verão de São Martinho tem os dias contados em Portugal – está prevista precipitação, o que significa que esta depressão também terá efeitos no nosso país, com efeitos, no entanto, bastante mais limitados do que em outros países. No entanto, é certo que a temperatura vai descer de forma notável nos próximos dias.

De acordo com a previsão do IPMA, para esta terça-feira conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no interior Norte e Centro, em especial até ao meio da manhã e no final do dia”, assim como “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de leste/nordeste, rodando temporariamente para norte no litoral oeste durante a tarde e soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas com rajadas até 65 km/h no Norte e Centro”. Conte também com “acentuado arrefecimento noturno” e “formação de geada em alguns locais abrigados do interior Norte e Centro”. Por último, conforme já referido, haverá uma “pequena descida de temperatura”.

O que vão dizer os termómetros nas principais cidades nacionais esta terça-feira?

Lisboa – entre 12 e 20 graus
Porto – entre 11 e 20 graus
Viana do Castelo – entre 9 e 18 graus
Braga – entre 8 e 20 graus
Bragança – entre 3 e 17 graus
Vila Real – entre 6 e 16 graus
Viseu – entre 8 e 16 graus
Aveiro – entre 10 e 20 graus
Guarda – entre 4 e 12 graus
Castelo Branco – entre 9 e 17 graus
Coimbra – entre 9 e 18 graus
Portalegre – entre 10 e 16 graus
Leiria – entre 7 e 19 graus
Santarém – entre 11 e 20 graus
Setúbal – entre 11 e 22 graus
Évora – entre 10 e 20 graus
Beja – entre 11 e 20 graus
Faro – entre 14 e 22 graus
Ponta Delgada – entre 19 e 22 graus
Funchal – entre 18 e 25 graus