Israel anuncia abertura de nova passagem fronteiriça em Gaza para entrada de ajuda humanitária
O Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT), autoridade militar israelita responsável pelos territórios palestinianos, confirmou esta sexta-feira os preparativos para a abertura da passagem fronteiriça de Kissufim, no centro da Faixa de Gaza, para expandir a entrada de ajuda humanitária no enclave palestiniano.
“No âmbito do nosso esforço para aumentar o volume e as rotas da ajuda em Gaza, estamos a preparar a abertura da passagem de Kissufim”, salientou o COGAT, na rede social ‘X’, onde partilhou um vídeo da obra de preparação da infraestrutura por engenheiros da divisão de Gaza das IDF (Forças de Defesa de Israel).
As part of our effort to increase the volume and routes of aid to Gaza, we are preparing to open the Kissufim crossing.
The entry of humanitarian aid through the Kissufim crossing is made possible following engineering work carried out in the area over recent weeks by the @IDF… pic.twitter.com/zomoVOgBTo
— COGAT (@cogatonline) November 8, 2024
“Como parte do trabalho, as forças construíram instalações de inspeção e infraestruturas de proteção e pavimentaram estradas tanto em território israelita como dentro da Faixa de Gaza para permitir a movimentação de ajuda para a parte sul de Gaza”, acrescentaram as autoridades israelitas, sublinhando que em todos os momentos “a segurança das comunidades israelitas” na área foi garantida.
A passagem fronteiriça foi fechada por Israel ao tráfego civil em agosto de 2025: semanas mais tarde, foi concluído o encerramento definitivo do posto fronteiriço. A passagem de fronteira tem o nome do vizinho kibutz Kissufim, onde os ataques do Hamas de 7 de outubro ceifaram oito vidas.