Projeto de mobilidade propõe redução de 40% do tráfego no centro de Lisboa. Conheça as outras medidas previstas
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, propôs um novo plano de mobilidade para reduzir em 40% o tráfego automóvel na Baixa lisboeta. O projeto, denominado Plano Mobilidade Santa Maria Maior, visa melhorar a qualidade de vida dos residentes ao diminuir a poluição atmosférica e tornar o espaço público mais acessível. Segundo o presidente da junta, Miguel Coelho, o objetivo é “pressionar a Câmara Municipal de Lisboa (CML) a agir” e criar condições para que o plano seja implementado em toda a zona histórica.
O plano baseia-se na criação de uma Zona de Emissões Reduzidas (ZER), que engloba toda a área da freguesia, permitindo apenas a entrada de veículos elétricos, de baixas emissões e algumas exceções. A proposta sugere também a criação de uma Zona de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) na Baixa, entre a Rua do Ouro e a Rua da Madalena, onde o trânsito será restringido em 43 quarteirões, tornando algumas ruas pedonais e reduzindo a velocidade máxima para 30 km/h. Esta medida visa reduzir a circulação de aproximadamente 140 mil veículos que atravessam diariamente a Baixa, o que, segundo a junta, contribui para a degradação da qualidade do ar.
“Queremos reduzir o tráfego e proporcionar mais qualidade de vida, assegurando que os residentes e visitantes possam usufruir melhor do espaço público,” afirmou Miguel Coelho, em entrevista ao Diário de Notícias (DN), destacando que a poluição do ar na Baixa frequentemente ultrapassa os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde. A proposta inclui a pedonalização parcial de algumas vias, como as ruas dos Sapateiros e Douradores, preservando apenas acessos pontuais.
O projeto inclui ainda um centro logístico na Praça da Figueira para cargas e descargas diurnas, facilitando o abastecimento das áreas comerciais da Baixa sem prejudicar o fluxo de trânsito. A proposta sugere também a criação de bolsas de estacionamento exclusivas para residentes e a implementação de um Cartão de Visitante, que permite o acesso a parques de estacionamento subutilizados na zona.
Para envolver a comunidade, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior abrirá o plano a sugestões dos cidadãos. Sessões públicas e debates nas redes sociais estarão disponíveis até janeiro, e os residentes poderão enviar as suas propostas diretamente através de um endereço de email específico. Miguel Coelho salienta que a participação pública é essencial para o sucesso do plano, na esperança de que a Câmara Municipal de Lisboa possa adotar as sugestões da população e “fazer uma boa proposta”.
As medidas detalhadas do plano
O Plano Mobilidade Santa Maria Maior conta com sete medidas principais, incluindo:
- Instituir a freguesia como Zona de Emissões Reduzidas, limitando a entrada a veículos de baixas emissões;
- Estabelecer uma Zona de Acesso Automóvel Condicionado na Baixa, entre as ruas do Ouro e da Madalena;
- Limitar a velocidade a 30 km/h em toda a área da freguesia;
- Pedonalizar as ruas dos Sapateiros, dos Douradores e parcialmente a Rua do Comércio;
- Criar áreas de estacionamento exclusivas para residentes e implementar um Cartão de Visitante;
- Implementar um centro logístico para cargas e descargas diurnas na Praça da Figueira;
- Reduzir o tráfego na Rua da Madalena, propondo alternativas como interditar parcialmente o trânsito na via ou adicionar mais faixas na Rua do Ouro.
Coordenação com a Câmara Municipal de Lisboa
Miguel Coelho revelou que discutiu o projeto com o vice-presidente da CML, Filipe Anacoreta Correia, responsável pelo pelouro da mobilidade, antes de o apresentar ao público. Após a consulta pública, o objetivo é entregar o documento final à Câmara Municipal de Lisboa na expectativa de que este possa inspirar a criação de um plano de mobilidade que beneficie a Baixa lisboeta.
“Esperamos que a CML acolha a nossa iniciativa e considere as nossas propostas para melhorar a qualidade de vida no centro da cidade,” afirmou Miguel Coelho. Caso a CML acolha as recomendações do Plano Mobilidade Santa Maria Maior, a freguesia poderá tornar-se uma referência para a mobilidade sustentável e para a criação de um ambiente urbano mais saudável e acessível.