ChatGPT tem agora um motor de busca para competir com o Google
A OpenAI, empresa liderada por Sam Altman, lançou uma nova funcionalidade no ChatGPT que permite realizar pesquisas na internet em tempo real, posicionando-se como um potencial concorrente no domínio das pesquisas online, historicamente liderado pela Google.
De acordo com a empresa, este recurso está, por enquanto, disponível exclusivamente para utilizadores pagantes.
O ChatGPT, agora com capacidade de pesquisa integrada, oferece respostas com links diretos para conteúdos online relevantes, como notícias, imagens, e blogs, além de informações desportivas, meteorologia, e dados da bolsa de valores. Este modelo de resposta aproxima o ChatGPT do que se espera de um motor de busca convencional, ao mesmo tempo que inova com uma interface de chat interativa.
O modelo de busca é uma versão ajustada do GPT-4o, pós-treinado usando novas técnicas de geração de dados sintéticos. A busca do ChatGPT aproveita fornecedores de busca de terceiros, bem como conteúdo fornecido diretamente pelos parceiros da Open AI, para fornecer as informações que os utilizadores procuram.
“A busca do ChatGPT promete destacar e atribuir melhor as informações de fontes de notícias confiáveis, beneficiando o público e expandindo o alcance de editores como nós, que produzem jornalismo premium”, explica Pam Wasserstein, Presidente da Vox Media.
Para Louis Dreyfus, CEO e editor do Le Monde, “estamos convencidos de que a busca por IA será, num futuro próximo e para as próximas gerações, uma forma primária de aceder a informações, e a parceria com a OpenAI posiciona o Le Monde na vanguarda dessa mudança. Ela permite-nos testar inovações num estágio inicial, ao mesmo tempo que salvaguarda os valores essenciais e a integridade do jornalismo.”
Esta integração de pesquisa representa um desafio ao Google, que domina o mercado com mais de 90% de quota, e à Microsoft, que desde fevereiro incorporou inteligência artificial no motor de busca Bing e no navegador Edge.