Depressão de Espanha chega a partir de hoje a Portugal, mas perde força. Sul será região mais afetada

Depois de fortes chuvas que provocaram mais de 60 mortes em Espanha, a depressão meteorológica responsável pelos aguaceiros intensos está a deslocar-se em direção a Portugal, onde deverá chegar esta quarta-feira, mas com uma intensidade reduzida. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se que o fenómeno meteorológico se manifeste no país sob a forma de aguaceiros moderados e trovoada, mas sem a severidade registada em Espanha.

Bruno Café, meteorologista do IPMA, explicou ao Público que esta depressão, localizada a sudoeste da Península Ibérica, apresenta-se em altitude com uma grande atividade atmosférica. “Tem estado há vários dias a provocar precipitação intensa e trovoada em Espanha. Em Portugal, a previsão indica que o sistema se vai deslocar para oeste, de forma gradual e lenta, perdendo algumas das suas características iniciais, incluindo a intensidade observada nos últimos dias”, afirmou.

Com a previsão de precipitação, o IPMA emitiu avisos amarelos para a maior parte do território português. Estes avisos terão início na quarta-feira à tarde e estendem-se até à noite, principalmente na região centro. “Apesar dos avisos, os valores de precipitação não serão iguais aos registados em Espanha”, garantiu Bruno Café.

Em concreto, os distritos do Porto, Faro, Santarém, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra estarão sob aviso amarelo entre as 12h00 de quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira. Para Viseu, Évora, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, o aviso vigorará entre o meio-dia de quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira, prolongando-se novamente entre as 12h00 de quinta-feira e a meia-noite de sexta-feira.

Evolução da tempestade ao longo da semana

De acordo com o IPMA, a precipitação poderá enfraquecer durante a manhã de quinta-feira. Contudo, a partir da tarde, prevê-se uma nova intensificação das chuvas nas regiões do interior centro e sul, assim como no Algarve. É possível que ocorra precipitação forte em alguns pontos dos distritos sob aviso amarelo tanto na quarta como na quinta-feira, mas, conforme garantiu Bruno Café, “não se espera uma situação comparável à de Espanha”.

O aviso amarelo, considerado o menos grave numa escala de três níveis, é emitido quando há riscos meteorológicos que podem afectar certas actividades.

Previsões e alterações no estado do tempo

No início desta semana, o IPMA emitiu uma “informação especial” relativa ao estado do tempo no continente para o dia 1 de novembro. Até ao momento, esta previsão mantém-se sem atualizações. A informação destacava que o país estaria sob influência de uma depressão com impacto em altitude, movimentando-se de forma imprevisível sobre o território. Prevê-se que este sistema venha a dissipar-se entre os dias 2 e 3 de novembro, dando lugar a uma crista anticiclónica que se estenderá da Europa Central à Península Ibérica.

Para o dia 1 de novembro, o IPMA antecipa aguaceiros, particularmente ao longo da tarde, que poderão vir acompanhados de trovoada. Contudo, a distribuição e intensidade da precipitação mantêm-se incertas.

No dia 2 de novembro, prevê-se uma melhoria no estado do tempo, embora o Algarve possa ainda ter uma probabilidade entre 50% e 70% de precipitação.

Ler Mais





Comentários
Loading...