Fábrica de Unicórnios de Lisboa inaugura hub em parceria com a Amazon, Critical Software, Brisa e Mota-Engil

A Unicorn Factory Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, inaugurou ontem, em Entrecampos, o greenhub, um novo espaço de inovação focado no empreendedorismo sustentável. Este hub, com aproximadamente 600 metros quadrados, tem como principais áreas de atuação a mobilidade e a energia, entre outras.

O greenhub conta com a parceria estratégica de empresas como a Critical Software, o Grupo Brisa e a Mota-Engil Renewing, além da Cleantech for Iberia, uma organização dedicada à promoção da inovação em sustentabilidade, apoiada pela Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates. Destaca-se também a colaboração com o Clean Energy Accelerator da Amazon Web Services, que estabelecerá a sua primeira base física em Lisboa, permitindo aos empreendedores desenvolver e testar soluções inovadoras.

Desde o seu lançamento, o hub já acolhe 16 empresas inovadoras e 110 colaboradores, e oferece um espaço de coworking para 12 pessoas, nove salas privadas (com 55% já ocupadas) e um lounge destinado a eventos, networking e workshops. As startups também têm a possibilidade de se associarem remotamente, beneficiando de acesso a especialistas e oportunidades exclusivas no setor de greentech.

Para Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “a inovação está a crescer em Lisboa, a chegar a mais bairros e a oferecer novos projetos e oportunidades aos nossos jovens talentosos. Este ano celebramos os 2 anos do lançamento do projeto, e quando vemos tudo o que foi possível alcançar é extraordinário. Dinamizámos o centro do Beato, e lançámos mais 3 novos hubs de inovação. Temos 20 programas de incubação e aceleração de empresas, atraímos mais de 70 centros tecnológicos e criámos mais de 15 mil oportunidades de trabalho”.

“A aposta em tecnologias verdes é uma tendência muito relevante no mundo empresarial e no consumo, por forma a promover um desenvolvimento sustentável. Na Unicorn Factory Lisboa, acreditamos que Portugal e Lisboa podem ter um papel-chave no desenvolvimento da inovação neste setor, em áreas que tenham impacto na vida das pessoas. A criação do greenhub, em colaboração com os nossos parceiros estratégicos, permitirá agregar talento e apoiar projetos inovadores, exponenciando as ações e programas que já desenvolvíamos dedicados a este tema, como é o caso do Programa Clean Future para a inovação destinada a cidades inteligentes”, destaca Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

O greenhub surge num momento em que a Unicorn Factory Lisboa já ajudou centenas de startups e scaleups a escalarem, tendo inaugurado mais de 70 empresas tecnológicas em Lisboa nos últimos dois anos, criando cerca de 15 mil vagas de emprego. A cidade, considerada a capital europeia da inovação, já conta com 13 unicórnios a operar nas suas instalações, reforçando o reconhecimento da Unicorn Factory Lisboa como um dos principais hubs de startups da Europa, segundo o Financial Times.