O pequeno gigante do petróleo: O país mais pequeno da OPEP tem produção para abastecer todo o mundo durante 3 anos
Os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) controlam entre 70% e 75% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, apesar de contribuírem com pouco mais de 30% da produção global. Entre esses países, o Kuwait destaca-se pela sua pequena dimensão e população, mas também pelas suas enormes reservas petrolíferas.
Este verão, uma nova descoberta no campo offshore de Al-Nokhatha promete revolucionar a indústria do petróleo no país, que até então se focava na exploração terrestre.
Com uma população de aproximadamente quatro milhões de pessoas, o Kuwait possui a sexta maior reserva de petróleo do mundo, ultrapassando os 100 mil milhões de barris. Isso representa uma quantidade suficiente para dar resposta às necessidades do mundo por pelo menos três anos. A Kuwait Oil Company (KOC) anunciou que as recentes descobertas de petróleo leve e gás associado no campo offshore poderiam aumentar as suas reservas comprovadas de 101,5 mil milhões de barris para 104,7 mil milhões, marcando a primeira revisão em alta em cinco anos.
Localizado no Golfo Pérsico, o Kuwait é um dos países mais ricos do mundo, com uma economia fortemente dependente do petróleo. Atualmente, o país produz cerca de 2,41 milhões de barris de petróleo por dia, posicionando-se entre os 10 maiores produtores globais, embora as quotas da OPEP limitem a sua capacidade de aumentar essa produção.
A nova descoberta em Al-Nokhatha abrange uma área inicial de aproximadamente 96 quilômetros quadrados, estimando-se que contenha cerca de 3,2 mil milhões de barris de petróleo comercializáveis. Essa exploração representa um avanço significativo para o Kuwait, que tradicionalmente possui quase todas as suas reservas de petróleo em terra.