Dia das Compras na Net traz hoje 24 horas de descontos e promoções: saiba os cuidados que deve ter, passo a passo

O Dia das Compras na NET vai decorrer esta sexta-feita em Portugal: a iniciativa ACEPI visa apoiar o comércio digital em Portugal.

O projeto que agrega anualmente os melhores websites e lojas online, pertencentes às grandes marcas a operar em Portugal, numa ação generalizada de promoções e descontos que duram 24 horas. O grande objetivo é a promoção e o estímulo da economia digital em Portugal e das suas boas práticas, bem como o aumento da confiança nas compras online, o aumento das experiências dos internautas e o demonstrar das potencialidades da internet no geral.

Neste dia decorrem várias campanhas promocionais e de ofertas nas lojas online, de forma a levar mais pessoas a efetuarem compras na internet. Portes gratuitos são um exemplo de ofertas neste dia de compras online. Pretende-se, ainda, incentivar as compras pela internet, especialmente as pessoas que nunca experimentaram fazer compras online. Além disso, assim como se deseja informar sobre os principais requisitos para comprar de forma segura nas lojas eletrónicas.

As pessoas que estão habituadas a comprar online podem usufruir de condições especiais e dar largas ao gosto de comprar na internet.

Se é adepto das compras online, há estas datas que o podem entusiasmar:

– Cyber Monday – No fim do ano, mas sem data fixa, a Cyber Monday é comemorada 4 dias depois do Dia de Ação de Graças.
– Dia Internacional Sem Sacos de Plástico (3 julho)
– Dia de Lembrança das Compras (25 novembro)
– Black Friday (29 novembro)
– Dia da Segurança do Computador (30 novembro)
– Cyber Monday (2 dezembro)
– Boxing Day (26 dezembro).

Cuidados a ter nas compras online: antes da compra

1. Assegurar que o seu dispositivo está seguro

No computador, telemóvel ou tablet, certifique-se de que está protegido contra malwares. É essencial, não apenas para as compras, mas para a toda a sua atividade online, ter um programa antivírus atualizado e um firewall ativado. Isto para que possa filtrar o tráfego da internet.

2. Utilizar conexões seguras para fazer compras online

Uma das condições essenciais à segurança nas compras online é a privacidade e, por isso, deve evitar usar acessos públicos, como redes de centros comerciais ou cafés e computadores partilhados. Sempre que possível, use o seu próprio computador, tablet ou telemóvel e evite aceder através de redes de wi-fi públicas.

3. Certificar-se de que o site é seguro

A maneira mais simples de garantir isso é verificar na barra de endereço se surge a indicação https://. Se o site for realmente seguro estará acompanhado de um cadeado. Verifique também as Políticas de Privacidade do Site, e pesquisa sobre a reputação e a classificação da loja online no google, nas redes sociais e nos portais de queixa.

Evite aceder a sites a partir de links, optando por inserir diretamente o endereço e verificando se este é mesmo o endereço oficial.

Nas compras a particulares, frequentes em sites de artigos usados, tenha cuidados adicionais. Leia atentamente a política do site e tenha em atenção que, nas transações entre particulares, pode ser mais difícil fazer valer os seus direitos.

Cuidados a ter nas compras online: durante a compra

1. Ler as informações da loja online e os termos de venda

Antes de efetuar a compra, leia os termos e condições e as políticas de privacidade. Saiba que, de acordo com a legislação em vigor, todas as lojas online devem apresentar informações completas de identificação da empresa ou vendedor:

– Nome ou denominação social
– Endereço geográfico em que se encontra estabelecido e endereço electrónico
– Registo comercial
– Número de identificação fiscal

Verificar estas informações é também uma forma de assegurar que a loja online é fidedigna.

A loja online também deve informar sobre as condições de devolução e reembolso, prazos e custos de entrega, assim como informar o valor real dos produtos em caso de saldos, promoções ou reduções, de acordo com a “Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações”.

Outro ponto a ter em atenção é se os preços dos produtos são muito baixos, comparativamente a outras lojas online. Nestes casos desconfie sempre.

2. Ter em atenção o método de pagamento

O pagamento é um dos momentos mais importantes para garantir que a sua compra será feita em segurança, por isso, tenha a máxima atenção durante esta fase, para que os seus dados bancários não sejam comprometidos. Não forneça dados pessoais ou confidenciais que não sejam absolutamente necessários para realizar o pagamento.

Geralmente, as lojas online oferecem diferentes métodos de pagamento. Os métodos de pagamento mais utilizados pelos portugueses são Paypal, Multibanco e o MBNet, mas muitos portugueses ainda optam pelo pagamento no ato da entrega do produto por receio de fraudes (saiba mais sobre este assunto emJumpseller.

Importa saber que com o Paypal ou com os cartões MBNet não há necessidade de fornecer os dados do seu cartão ao vendedor, o que torna a compra mais segura.

Escolha a modalidade de pagamento em que sente mais segurança, tendo em vista também o produto que vai comprar. Se usar cartões, opte pelos que exigem autenticação adicional, ou seja, pelo menos dois passos para a autorização, ou com plafond limitado e prazo de validade reduzido.

Cuidados a ter depois de fazer a compra

1. Guardar os comprovativos de pagamento

Saiba que após fazer uma compra online, o vendedor deve enviar imediatamente a fatura em formato digital. Por isso, tal como faz com as faturas em papel, é importante manter a informação sobre o vendedor e a transação.

Como salvaguarda, caso não receba a fatura no formato digital, pode garantir um print screen dos dados da operação.

Mantenha-se atento ao seu extrato bancário e, caso suspeite de fraude, contacte o seu banco e as autoridades pessoais.

2. Conheça os seus direitos enquanto consumidor

Conheça os seus direitos relativamente às compras online. Estes direitos permitem-lhe, por exemplo, desistir da aquisição ou subscrição de um produto ou serviço no prazo de 14 dias.

No site do Centro Europeu do Consumidor encontra informação útil sobre a melhor forma de reclamar se algo correr menos bem durante o processo de comprar pela internet.

OyourEUright é outra plataforma com informações sobre os direitos do consumidor e que fornece dicas sobre como proceder.

Através do site e-compras com direitos, iniciativa de DECO-PROteste também pode obter informações. E caso sinta que foi lesado na sua compra online, pode recorrer ao site da associação do consumidor para reclamar.

3. Classificar a compra e o vendedor

A reputação online das lojas é fundamental tanto para os vendedores como para os consumidores. Por isso, sempre que possível classifique a compra e o vendedor, sendo positiva ou negativa, e deixe o seu testemunho. Isso ajudará outras pessoas a saberem se aquele site é seguro ou não.

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