Londres e Berlim assinam pacto militar histórico perante a ameaça de Putin

Os aviões de guerra anti-submarinos da Alemanha vão estar, pela primeira vez, sediadas no Reino Unido, no âmbito de um pacto militar histórico e estratégico entre Londres e Berlim.

O Acordo Trinity House, assinado esta quarta-feira, é um amplo tratado bilateral de defesa entre os dois países europeus que alocam a maior parte do orçamento às suas forças armadas e abrange desde o desenvolvimento conjunto de mísseis até exercícios adicionais no Báltico para combater a ameaça da Rússia – o acordo insere-se na estratégia do novo Governo trabalhista de Keir Starmer para reforçar os lados entre a Grã-Bretanha e as principais capitais europeias após os turbulentos anos do Brexit.

Num momento de máxima tensão no panorama geopolítico na Europa, este pacto completa uma troika de alianças de defesa entre as três grandes potências europeias: começou com o acordo de Lancaster House em 2010 (antes do Brexit) entre o Reino Unido e França; prosseguiu com o Tratado de Aachen de 2019, que liga França e Alemanha em matéria de coordenação militar.

No início deste ano, o general Roly Walker, chefe do Exército britânico, alertou que o Reino Unido deveria estar preparado para travar uma grande guerra num espaço de três anos, sustentando que a Rússia iria procurar vingar-se do Ocidente pelo apoio à Ucrânia: segundo o chefe de Estado-Maior General, na segunda metade desta década, Rússia, China e Irão poderão unir-se para pressionar o Ocidente.

“A segurança na Europa não pode ser tomada como garantida”, destacou o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, esta quarta-feira, durante o encontro em Londres com o seu homólogo britânico, John Healey.

A cooperação entre Berlim e Londres tem várias vertentes: no âmbito do acordo, a empresa alemã Rheinmetall vai produzir canhões de artilharia no Reino Unido a partir de 2027, uma medida que criará 400 postos de trabalho e alargará significativamente a presença da empresa no mercado de defesa nacional, onde já fabrica veículos blindados e de combate.

O Acordo Trinity House inclui também o compromisso de desenvolver um novo míssil de longo alcance que, segundo Londres, será mais preciso e poderá ser disparado a distâncias maiores do que qualquer um dos sistemas atuais.

Ler Mais



Comentários
Loading...