Portugal vai receber mais de 800 milionários do Reino Unido até ao final do ano

É expectável que cerca de 9.500 indivíduos de alto património (HNWIs) deixem o Reino Unido este ano, com a maioria a dirigir-se para a União Europeia. Até ao final de dezembro, a UE deverá acolher mais de 6.500 milionários provenientes do Reino Unido.

De acordo com o Relatório de Migração de Riqueza de 2024 da Henley & Partners, 68% dos HNWIs estão a optar por destinos europeus, com os locais preferidos a incluir Itália, Malta, Grécia, Portugal, Suíça, Mónaco, Chipre, França, Espanha e Países Baixos.

Historicamente, o Reino Unido, e Londres em particular, tem sido considerado um dos principais destinos mundiais para milionários migrantes, atraindo, durante décadas (desde os anos 1950 até ao início dos anos 2000), um grande número de famílias ricas da Europa continental, África, Ásia e Médio Oriente. Contudo, essa tendência começou a inverter-se há cerca de uma década, à medida que mais milionários começaram a deixar o país e menos entraram.

Durante o período de seis anos entre 2017 e 2023, após o Brexit, o Reino Unido perdeu um total de 16.500 milionários. As estimativas provisórias para 2024 são ainda mais preocupantes, com uma saída líquida massiva de 9.500 milionários projetada apenas para este ano.

Portugal tem registado uma grande entrada de milionários na última década, especialmente oriundos da Europa continental, Reino Unido, Brasil, África do Sul, China, Turquia e Estados Unidos.

Até ao final do ano, o Relatório de Migração de Riqueza de 2024 aponta para a chegada de mais de 800 HNWIs ao território português.

Apesar das recentes alterações ao seu popular Programa de Visto Gold, espera-se que Portugal continue a atrair um elevado número de milionários no próximo ano.

Com um imposto sobre rendimentos zero, vistos gold, estilo de vida luxuoso e localização estratégica, os Emirados Árabes Unidos consolidaram-se como o destino número um do mundo para milionários migrantes e estão prontos para receber um fluxo líquido recorde de 6.700 somente neste ano.

Por outro lado, a China está novamente a caminho de se tornar o maior perdedor de milionários a nível global, com uma saída líquida prevista de 15.200 HNWIs este ano (comparado a 13.800 em 2023). A Índia conseguiu conter seu êxodo de riqueza, caindo para o terceiro lugar, com apenas 4.300 milionários projetados para deixar o país em 2024 (comparado a 5.100 no ano passado).

 

Ler Mais



Comentários
Loading...