Coreia do Sul ameaça fornecer armas à Ucrânia para contrariar laços entre Coreia do Norte e Putin

A Coreia do Sul está a considerar o fornecimento direto de armas à Ucrânia como medida retaliatória aos laços militares entre a Coreia do Norte e a Rússia, indicaram esta terça-feira as autoridades de Sul, que acusaram Pyongyang de enviar tropas para a linha da frente na Ucrânia.

Segundo a agência de espionagem sul-coreana, a Coreia do Norte enviou 1.500 membros das forças especiais para o Extremo Oriente da Rússia para treino e aclimatação em bases militares locais.

Um alto funcionário do gabinete do presidente Yoon Suk Yeol disse estar a preparar medidas diplomáticas, económicas e militares sob vários cenários de cooperação militar entre Pyongyang e Moscovo, incluindo o fornecimento de armas letais à Ucrânia se a situação se agravasse. “Consideraríamos o fornecimento de armas para fins defensivos como parte dos cenários passo a passo, e se parecer que estão a ir longe demais, poderemos também considerar o uso ofensivo”, disse o responsável presidencial, citado pela agência ‘Reuters’.

Seul, que emergiu como um dos principais produtores de armas, tem estado sob pressão de alguns países ocidentais e de Kiev para fornecer armas letais à Ucrânia, mas até agora tem-se concentrado na ajuda não letal, incluindo equipamento de desminagem.

O comentário de Seul foi feito depois de o Conselho de Segurança Nacional (NSC) da Coreia do Sul ter realizado uma reunião de emergência para explorar as suas respostas aos crescentes laços militares da Coreia do Norte com a Rússia. Segundo o NSC, Pyongyang está a agir como uma “organização criminosa” ao enviar jovens para lutar como “mercenários da Rússia”, ignorando ao mesmo tempo a subsistência do seu povo e os direitos humanos em casa. “O nosso Governo apelou a uma retirada imediata das tropas norte-coreanas e, se o atual conluio militar entre a Coreia do Norte e a Rússia continuar, não ficaremos parados e responderemos severamente em conjunto com a comunidade internacional”, referiram, em comunicado.

Ucrânia: Coreia do Norte desmente fornecer tropas a Moscovo

Coreia do Norte já enviou primeiro contingente para a Rússia, diz Seul

Ler Mais



Comentários
Loading...