Golpe de phishing associado ao Mercadona alerta autoridades: cibercriminosos conseguem deixar a sua conta a zeros

O phishing tem sido uma das estratégias mais eficazes dos últimos anos utilizadas pelos cibercriminosos, que envolve a personificação de marcas, empresas, instituições ou mesmo pessoas conhecidas. A chave para estes enganos é fazer-se passar por entidades que as potenciais vítimas conhecem, e meses depois de a Guardia Civil de Espanha ter alertado sobre esta falsificação, foi detetado um ‘boom’ na fraude dos supermercados.

Algo confiável como o supermercado que frequentamos todas as semanas não costuma levantar suspeitas, principalmente quando muitos oferecem promoções, prémios, descontos ou simplesmente informações aos seus clientes mais fiéis. Com isso, multiplicaram-se os golpes que se fazem passar pela Mercadona.

Segundo a Guardia Civil, foi detetado um boom de golpes em supermercados: em particular um e-mail a informar que “ganhou um sorteio”.

No e-mail garantem que ganhou um prémio, refere a publicação ‘El Economista’, e que para o receber deve seguir o link em anexo: graças ao software ladrão não apenas roubam os seus dados cadastrados como cliente de supermercado como nome, número de telefone, e-mail ou endereço, mas também vão ter acesso ao seu cartão bancário.

Como se pode evitar este golpe?

Verifique o remetente e analise se é o e-mail oficial do supermercado que afirma ser.
Procure erros ortográficos ou inconsistências na mensagem.
Se algo lhe parece estranho, desconfie.
Nunca baixe arquivos de fontes desconhecidas, nem siga links deste tipo.

Por exemplo, a Mercadona não possui planos de adesão ou fidelidade, portanto, se receber um e-mail deste tipo, deverá excluí-lo e bloquear o remetente imediatamente para evitar golpes deste tipo.

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