Há 15 ministros e secretários de Estado que recebem até 750 euros de ajuda para pagar renda de casa em Lisboa

Há 15 ministros e secretários de Estado que recebem até 750 euros em ajudas de custo para o pagamento de uma renda na capital atribuídas pelo Governo, indica esta segunda-feira o ‘Correio da Manhã’.

O Governo atribui subsídio de alojamento a quem vive a mais de 150 quilómetros de Lisboa, cujo apoio varia entre os 600 e 750 euros, uma compensação que foi limitada na altura da troika. No entanto, há mais de uma dezena de governantes a beneficiar desta ajuda, que foi atribuída ao longo dos seis meses, com efeitos retroativos a abril, data da tomada de posse do Executivo de Luís Montenegro.

É o caso de José Manuel Fernandes, natural de Vila Verde, e ministro da Agricultura e Pescas: tem um ordenado-base de 4.700 euros, a que se somam este mês outros 4.900 euros, que resultam da compensação diária de 25 euros, que foi multiplicada pelo tempo entre o início de funções e o dia em que saiu a autorização em ‘Diário da República’, no passado dia 15.

Entre os ministros que recebem o subsídio de alojamento, estão, além de José Manuel Fernandes, Pedro Duarte (Assuntos Parlamentares), Paulo Rangel (Negócios Estrangeiros) e Fernando Alexandre (Educação, Ciência e Inovação). Já os secretários de Estado em causa estão Pedro Machado (Turismo), Emídio Sousa (Ambiente), Ana Povo (Saúde), Álvaro Castelo Branco (Adjunto e Defesa Nacional), Pedro Dias (Desporto), José Cesário (Comunidades Portuguesas), Maria de Lurdes Craveiro (Cultura), Carlos Abreu Amorim (Adjunto e Assuntos Parlamentares), Jorge Campino (Segurança Social), Maria José Barros (Justiça) e Maria Clara Figueiredo (Adjunta e da Justiça).

A este subsídio acresce, além do salário, outras ajudas de custo e o bónus das novas tabelas de IRS: Luís Montenegro assina os despachos que concedem o apoio, depois do parecer favorável da Secretaria de Estado do Tesouro e das Finanças.

Nuno Melo, ministro da Defesa, prescindiu deste subsídio depois de ter decidido viver na residência oficial no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

Ler Mais



Comentários
Loading...