Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

A economia europeia esteve em destaque esta semana, após a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de baixar as taxas de juro. Os discursos de Christine Lagarde voltaram a ser contidos, mas a presidente do Banco não mostrou sinais de que os juros poderão baixar a um ritmo mais acelerado, pelo menos no curto prazo, e voltou a referir que as decisões do banco continuam dependentes da evolução dos dados que são fornecidos pelos indicadores económicos mensais.

 

Destaques da semana que vem

 

Segunda-feira, dia 21 de outubro

  • Informações sobre as taxas de juro na China.

 

Terça-feira, dia 22 de outubro

  • Vários responsáveis de membros de Bancos Centrais estarão no centro das atenções.
  • Primeiro dia (de três) da reunião entre os países membros dos BRICs.
  • Novos dados sobre a atividade económica no sector da indústria e serviços.

 

Quarta-feira, dia 23 de outubro

  • Os investidores vão estar atentos à decisão do Banco Central no Canadá, onde se espera novas reduções dos juros de 25 pts.
  • Durante a tarde, ainda serão conhecidos novos dados sobre os inventários de petróleo e também será marcado por várias declarações de membros dos Bancos Centrais.

 

Quinta-feira, dia 24 de outubro

  • Os primeiros dados preliminares sobre a atividade económica dos PMIs sobre as principais economias europeias (França e Alemanha), bem como no Reino Unido e nos EUA. Este continua a ser um indicador importante e que pode influenciar as próximas decisões sobre as taxas de juro, visto que a atividade económica no sector da indústria permanece muito fraco e com dificuldades em recuperar.

 

Analistas da XTB

Ler Mais



Comentários
Loading...