Mais de 50 marcas juntam-se hoje no Pátio da Galé para a Expofranchise 2024. O que pode ver e fazer no evento?
A Expofranchise 2024 começa esta sexta-feira, 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa, reunindo mais de 50 marcas e uma ampla oferta de formatos de franchising. Organizado pela Associação Portuguesa de Franchising, o evento prolonga-se durante dois dias e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer novas tecnologias, participar em palestras sobre o setor e vivenciar experiências interativas.
Entre as marcas presentes destacam-se empresas dos setores da restauração (Portugália, Nata Lisboa, Fireaway Pizza, entre outras), saúde e bem-estar (Bodyconcept, Fitness Factory, Vivafit), imobiliário (Remax, UNU, Realty One), finanças (Maxfinance, Doutor Finanças), serviços especializados (Glassdrive, Melom, Chaviarte) e distribuição (Grupo Auchan, Meu Super, Mosqueteiros).
O franchising tem demonstrado ser um motor importante da economia nacional, registando um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2023, o setor representou 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal, superando os 7,23% de 2022. A faturação das empresas de franchising cresceu 29,41% em apenas um ano, passando de 17 mil milhões de euros em 2022 para 22 mil milhões em 2023 – a maior evolução já registada no país.
Além disso, o número de marcas a operar em Portugal aumentou 4,63%, com 542 marcas ativas em 2023, em comparação com 518 no ano anterior. O franchising também desempenhou um papel importante na criação de emprego, com 185.423 postos de trabalho gerados em 2023, representando 27% do total de empregos no país.
Uma das grandes atrações deste ano é a Expofranchise Experience, uma área dedicada à demonstração de soluções tecnológicas aplicadas ao franchising. Os visitantes poderão experimentar a realidade virtual e participar em jogos interativos, compreendendo como a tecnologia está a transformar este modelo de negócio. E o que mais poderão fazer?
do que os visitantes poderão fazer por lá.
- Ser um astro do rock
Quem participar dessa experiência promovida pela School of Rock, que lança o seu franchising na feira deste ano, vai ter a oportunidade de fazer parte de uma banda de rock. Além de entender toda a estrutura dos bastidores de um concerto. E ainda pode-se gravar a atuação. Basta levar uma pen drive que ficarás imortalizado como uma lenda do rock.
- Conduzir um carro de Gran Turismo
No jogo Gran Turismo, os aficionados pela velocidade poderão ter uma experiência imersiva com a Assembly, escola de tecnologia. Os visitantes podem conduzir a altas velocidades, por meio de um carro VR e Óculos PS.
- Ser um empreiteiro
Na experiência criada pela Melom, marca de remodelação, o visitante pode entender e participar do processo de construção de uma parede, e inclusive ajudar a levantar uma. Essencial para quem vai fazer obras ou quer ter uma franquia.
- Degustar
Sim, vai haver degustação na Expofranchise. Enjoy Joy, além de explicar o seu modelo de franchising e como faz o seu incrível açaí, vai distribuir uma prova para quem estiver por lá. A Nata Lisboa também disponibilizará unidades do mais famoso doce português.
- Entrar em forma
Na experiência da Fitness Factory, o visitante poderá testar as novidades do mundo dos ginásios com alguns dos aparelhos mais modernos que estão a chegar em Portugal.
- Encontrar um emprego
A Expofranchise reservou uma área especial para quem deseja candidatar-se para empregos na área de franchising. Vale lembrar que o setor é responsável por 27% dos empregos em Portugal. E que só na Expofranchise serão lançadas 16 novas marcas de franchising.