Euribor a 3, 6 ou 12 meses? Taxa variável, fixa ou mista? Maioria dos portugueses usa esta combinação no crédito habitação

Na hora de contratar um crédito habitação, há várias opções em cima da mesa, nomeadamente o prazo da Euribor a escolher ou o tipo de taxa à qual vai ficar indexado o crédito.

Quase 60% dos contratos de crédito habitação celebrados em Portugal com taxa variável estão indexados à Euribor a 6 meses, o que significa que a maioria dos portugueses prefere um ajustamento semestral das prestações ao invés de uma alteração anual.

De acordo com Filipe Gomes, Managing Director do ComparaJá, esta é uma “tendência influenciada tanto pela preferência dos portugueses como pela oferta das entidades bancárias”.

A informação foi divulgada na análise mensal de setembro do ComparaJá, que destaca outros aspetos do mercado de crédito habitação em Portugal, como os tipos de taxa e seguros associados.

De acordo com o relatório, a taxa mista tem sido a escolha dominante para nove em cada 10 portugueses, quer na aquisição de uma nova habitação, quer na transferência de crédito. Esta opção permite aos clientes usufruir de uma combinação entre taxa fixa e variável ao longo da duração do empréstimo.

Além disso, o estudo revela que a maioria dos portugueses continua a optar por subscrever os seguros associados ao crédito habitação diretamente com o banco, sendo que apenas 20% confia esta parte do processo a entidades terceiras.

Para Filipe Gomes, a subida das taxas de juro que marcou os últimos dois anos foi “uma chamada de atenção e muitos portugueses sofreram um impacto significativo nas respetivas prestações mensais”.

Ler Mais



Comentários
Loading...