“O inverno está a chegar”: Zelensky deixa apelo à unidade da Europa para que não bloqueie Plano de Vitória

Volodymyr Zelensky apelou, esta quinta-feira, à unidade dos líderes da União Europeia “para que não bloqueiem” o seu Plano de Vitória. O presidente ucraniano, que está em Bruxelas a participar no Conselho Europeu, salientou que “para mim é muito importante partilhar este plano com os líderes da Europa, que nos ajudaram muito no início desta guerra com Putin”.

O líder ucraniano salientou que “sabe que vamos ter alguns nãos” sobre o Plano de Vitória, que “não foi feito para críticos ou apoiantes. Fizemos para os nossos parceiros. Muitas pessoas partilham as suas diferentes ideias. O nosso plano é para a Ucrânia ser forte, e não depende da vontade da Rússia”. “Espero que não seja bloqueado, acho que os líderes europeus podem apoiar estes planos”.

Questionado sobre alguns pontos do plano que já foram rejeitados no passado – com a entrada da Ucrânia à NATO -, Zelensky salientou que “não houve muitos pontos rejeitados. Há documentos secretos, sensíveis, que falámos com alguns parceiros sobre isso. Como por exemplo a questão de utilizar armas de longo alcance na Rússia. Agora temos a nossa capacidade interna para o fazer e sabemos que os nossos parceiros estão a analisar como nos ajudar”.

“Eu já o disse abertamente: quando há grandes períodos sem apoio militar – a nossa produção de ‘drones’ tem ajudado, mas precisamos de dinheiro, incluindo o que vem dos ativos russos congelados”, disse Zelensky, à entrada para a reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

Até porque, resumiu Zelensky, “o inverno está a chegar, e para nós é sempre perigoso. Temos de estar preparados, fazer o nosso trabalho de casa, mas precisamos urgentemente de defesas aéreas”.

Na reunião do Conselho Europeu, Volodymyr Zelensky reforçou que o Plano da Vitória, se começar agora, poderá “parar a guerra no próximo ano”. “Este plano fortalece toda a comunidade da Europa. Todos conhecemos a mentalidade da Rússia, sabem muito bem que Moscovo só aceitará a democracia quando perceber que não chega a lado nenhum pela força. Putin tem de ver que os seus cálculos geopolíticos não valem nada. O convite para a NATO não tem custos, é apenas uma decisão política.”

Hoje, o Conselho Europeu irá discutir os últimos desenvolvimentos da guerra da Ucrânia causada pela invasão russa com a participação presencial em Bruxelas do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, um dia após ter apresentado o seu “plano de vitória” com mais meios de dissuasão, novas discussões para paz e integração na União Europeia (UE) e na NATO.

Esta reunião do Conselho Europeu surge dias após os embaixadores dos Estados-membros junto da UE e de os eurodeputados terem dado ‘luz verde’ a uma proposta para a UE avançar com uma fatia de 35 mil milhões de euros no empréstimo de 45 mil milhões de euros (50 mil milhões de dólares) do G7 à Ucrânia, permitindo aos ucranianos (após aval final dos colegisladores) usar essas verbas para o que necessitarem, incluindo reforçar as suas capacidades militares.

Este assunto estará em cima da mesa, com os líderes a pretenderem, juntamente com tal aval que conta com oposição da Hungria, manter o compromisso de prestar apoio financeiro e militar à Ucrânia.

No que toca ao plano da Ucrânia para a vitória, está em causa, desde logo, uma vertente militar, prevendo-se para isso ajuda e autorizações dos aliados ocidentais – da UE e Estados Unidos – para usar armas de longo alcance doadas para atacar alvos no interior da Rússia.

O plano prevê também que a Ucrânia continue a fazer avanços no terreno contra as forças russas, o que lhe daria argumentos para obrigar a Rússia a sentar-se à mesa das negociações, nomeadamente numa cimeira de paz.

Outra vertente do plano, mais encaminhada, é a adesão da Ucrânia à UE, não se verificando o mesmo com a integração na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Ler Mais



Comentários
Loading...