Podem os irmãos Menendez estar a caminho da liberdade? Procurador de Los Angeles deve anular sentença de prisão perpétua sem liberdade condicional

Podem os irmãos Erik e Lyle Menendez estar a caminhar para a liberdade? De acordo com a revista ‘Vanity Fair’, esta quarta-feira um grande número da família extensa dos irmãos estará em Los Angeles para uma entrevista coletiva no tribunal do Clara Shortridge Foltz Criminal Justice Center a pedido do procurador público do condado de Los Angeles, George Gascón.

A expectativa da família é que o procurador recomende que os irmãos Menendez sejam sentenciados novamente após 34 anos na prisão: de acordo com a revista, é provável que Gascón faça um anúncio sobre a nova sentença nas próximas semanas.

A história dos irmãos Menendez é tenebrosa, mas ganhou dimensão mundial via televisão: Erik e Lyle passaram décadas na prisão sem possibilidade de liberdade condicional depois de terem sido condenados, em 1996, por assassinar os seus pais, Jose e Kitty Menendez, na sala de sua casa em Beverly Hills. No julgamento, as autoridades judiciais salientaram que o crime foi cometido por ganância; já a defesa argumentou que os irmãos mataram os seus pais depois de abusos sexuais e porque temiam pelas suas vidas.

Na entrevista coletiva deverão estar a tia nonagenária dos irmãos, Joan VanderMolen; os seus filhos, Diane, Arnie e Kathy VanderMolen; e seu neto Erik VanderMolen. Os irmãos de Kitty e Joan, Milton Andersen e Brian Andersen, não devem comparecer. Ao contrário de grande parte da família, disseram que não acreditam que Erik e Lyle tenham sofrido abuso.

O caso Menendez voltou à vida pela primeira vez no TikTok durante a pandemia da Covid-19, quando a Court TV relançou todos os seus episódios do primeiro julgamento. O fascínio público atingiu novos patamares em setembro, após a estreia do programa de sucesso de Ryan Murphy na Netflix, ‘Monsters: The Erik and Lyle Menendez Story’, transformando-se num fenómeno da cultura pop.

Atualmente, os apoiantes dos Menendez que acreditam que Erik e Lyle não deveriam ter sido acusados ​​de assassinato em primeiro grau têm lançado petições e utilizado as redes sociais. Gascón parece ter motivos sólidos para recomendar que os irmãos Menendez sejam sentenciados novamente: de acordo com o Código Penal, o procurador pode considerar se alguém que foi condenado sofreu “trauma psicológico ou abuso físico pré-condenação”, se recebeu uma sentença severa em comparação a outros casos e se pode ou não ser considerado uma ameaça à sociedade. “O objetivo da nova sentença é ajudar-nos a desfazer as coisas malucas que aconteceram nos anos 90”, diz o advogado de Menendez, Mark Geragos.

Numa entrevista no passado dia 3, Gascón garantiu que ainda não havia decidido se a sentença de prisão perpétua sem possibilidade de prisão dos irmãos deveria ser reconsiderada: “Estamos a rever as novas informações, mas acho que também é importante reconhecermos que tanto homens quanto mulheres podem ser vítimas de agressão sexual.”

Ler Mais



Comentários
Loading...