Chuva intensa e trovoadas vão marcar esta quarta-feira: quando é que o tempo começa a melhorar?

Portugal continental tem ficado marcado, nos últimos dias, pela instabilidade meteorológica. E para esta quarta-feira não espere surpresas, devido à passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão ex-Leslie a oeste do Reino Unido. Em que se traduz? Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada. O aviso nos 18 distritos do continente vai vigorar entre as 12h00 e as 21h00 desta quarta-feira.

De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, para hoje pode contar com “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada”, assim como uma “pequena descida de temperatura”. Conte também com “céu em geral muito nublado” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.”

Espera-se que possa chover o máximo possível na região Sul do país, a mais necessitada, e onde, infelizmente, a seca severa continuava no final de setembro, segundo relatório do IPMA. As temperaturas devem descer entre 2 e 3 graus Celsius, ocilando as mínimas entre os 13 graus Celsius (em Bragança, Guarda e Viseu) e os 18 (em Faro, Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 16 (na Guarda) e os 25 (em Aveiro).

Já a partir de amanhã, conte com a manutenção de períodos de céu parcialmente nublado, com precipitação e algumas abertas. As chuvas permanecem com especial incidência em áreas montanhosas e no norte do país. Ao longo do dia, a nebulosidade irá dissipar-se no sul e interior do país, deixando bem patente os efeitos da barreira de condensação. Nos setores mais a litoral a nebulosidade será superior a 90%. Neste dia, a temperatura começará a subir gradualmente.




Comentários
Loading...