Bastam 35 minutos no TikTok para ficar viciado nesta rede social, revelam documentos internos
Bastam apenas 35 minutos – aproximadamente 260 vídeos – para ficar ‘fisgado’ na rede social ‘TikTok’, de acordo com documentos internos revelados pela plataforma ‘NPR’, que conseguiu ter acesso a uma série de documentos da ação coletiva movida por 14 procuradores-gerais dos Estados Unidos contra a rede social pela sua influência na deterioração da saúde mental dos mais jovens.
Estima-se que só nos EUA 97% das pessoas com menos de 17 anos utilizem esta aplicação, o que significa que as futuras gerações do país serão influenciadas pelas redes sociais e seus efeitos, especialmente o TikTok.
Foi ainda descoberto que o algoritmo é desenhado para que quanto mais jovem for, melhor será o desempenho e o efeito de cativar, devido à falta de capacidade de corte dos mais pequenos, no que diz respeito à utilização de ecrãs. Isso aponta que os jovens acabam facilmente embrenhados nesta rede social.
Os documentos apontaram também que a aplicação está ciente de que os seus filtros de moderação não funcionam bem, fazendo com que muitos conteúdos proibidos permaneçam na aplicação, ainda que não surjam de forma automática: no entanto, se pesquisar, poderá encontrá-los.