Atenção, há uma nova burla no WhatsApp. Se lhe pedirem um código de seis dígitos desconfie, e faça isto
O WhatsApp é uma das mais populares aplicações de mensagens da atualidade, o que atrai a atenção de cibercriminosos, tornando-se um alvo comum para fraudes.
Nos últimos meses, um esquema específico tem vindo a crescer: o golpe do código de verificação. Quando alguém tenta registar uma conta de WhatsApp com o número de outra pessoa, o sistema envia um código de segurança por SMS ao legítimo proprietário do número. Esta medida foi criada para proteger os utilizadores, mas está a ser explorada pelos criminosos.
O golpe começa com uma mensagem aparentemente enviada por um contacto conhecido da vítima, embora essa pessoa tenha provavelmente sido vítima do mesmo esquema, relata o ‘elEconomista’. O criminoso, usando a identidade do contacto, pede à vítima que forneça um código de seis dígitos que, supostamente, foi enviado “por engano”. Ao partilhar esse código, a vítima perde imediatamente o acesso à sua conta, já que o WhatsApp só permite que uma conta esteja associada a um dispositivo de cada vez. Recuperar a conta pode ser um processo complicado.
Face ao aumento deste tipo de fraude, o WhatsApp reforçou as suas medidas de segurança, e os utilizadores são aconselhados a ativar a verificação em duas etapas. Esta funcionalidade não só exige o código de seis dígitos enviado por SMS, como também solicita um PIN previamente criado pelo utilizador. Dessa forma, mesmo que o criminoso tenha o código de verificação, não conseguirá aceder à conta sem o PIN adicional.
Com o número crescente de fraudes, é essencial que os utilizadores de WhatsApp estejam atentos a pedidos de códigos de verificação e ativem todas as medidas de segurança disponíveis na aplicação.